A cozinha do futuro será totalmente interativa e vai ajudar não apenas no momento de cozinhar, mas também na hora das compras e de comer com eficiência e higiene. E muita dessa tecnologia já existe – ainda que em protótipos.
Geladeiras inteligentes usam wi-fi, telas de tablets e leitor de códigos de barra para calcular a quantidade de comida armazenada e suas datas de vencimento. Elas também podem sugerir receitas baseadas nos ingredientes em estoque. Veja outras novidades que podem estar disponíveis em breve:
• Foodini – Protótipo “imprime” alimentos como nhoque, torradas e chocolate: a empresa Natural Machines, de Barcelona, criou um protótipo chamado Foodini, uma impressora 3D que produz diversos tipos de alimentos, de ravióli a chocolate, passando por torradas com detalhes feitos com geleia.
• Chop-Syc – Outra inovação é uma tábua para cortes com uma tela touchscreen, criada por Siobhan Andrews. Batizado de Chop-Syc, o protótipo já ganhou competições de design. Munida de um sistema wi-fi, o equipamento pesa ingredientes, sugere receitas e mede a quantidade de um item a ser usado, de acordo com o número de pessoas que vão comer aquele prato.
• HAPIfork – Lançado em 2013, o HAPIfork monitora a velocidade que você come, em uma tentativa de fazer com que as pessoas desacelerem na hora das refeições.
Já foi comprovado que comer rápido demais contribui para a obesidade, porque nossa sensação de fome e saciedade demora mais para chegar. Através do equipamento, nossos hábitos alimentares podem ser armazenados em um computador, transformados em um gráfico e analisados visando adequações e atitudes mais saudáveis.
A cozinha do futuro
15