Texto por Rita Trindade | Foto Divulgação
A Copa do Mundo de 2014 superou vários recordes dentro e fora dos estádios. Confira a seguir um balanço de como a Copa das Copas repercutiu no Brasil e no mundo.
Para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, as próximas edições do evento terão muitas dificuldades para superar o Mundial de 2014 pela qualidade do futebol apresentado. Questionado sobre a nota que daria à Copa no Brasil, depois de ter dado 9 à da África do Sul, Blatter brincou e atribuiu 9,25 ao evento, porque “não existe perfeição”. “Foi uma Copa muito especial, e o que fez esta Copa tão especial foi a qualidade do futebol e a intensidade dos jogos”, disse Blatter.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada logo após o final da Copa, os estrangeiros que vieram ao Brasil para o maior evento futebolístico do mundo, saíram daqui com as melhores impressões possíveis. A organização da Copa foi bem avaliada por 83% dos turistas. O destaque ficou para o conforto e a segurança nos estádios, que foi classificada como boa ou ótima por 92%. O transporte até os estádios também foi bem avaliado: 76% acharam a qualidade satisfatória. A boa avaliação do mundial – apenas 3% a consideraram ruim ou péssima – é surpreendente, já que 50% dos entrevistados afirmaram ter lido mais notícias negativas do que positivas sobre o Brasil antes de vir para o ‘país do futebol’.
A segurança foi o item que mais surpreendeu os turistas: 60% disseram que tiveram suas expectativas superadas. Além disso, eles gostaram tanto que querem voltar. Quase 70% deles disseram que morariam no Brasil.
Do lado negativo, pesaram os preços por aqui: 29% acharam o custo de vida ruim ou péssimo e 27% também avaliaram mal o preço dos hotéis. A parte de comunicação também não foi muito bem e foi aprovada por apenas 41%. A pesquisa ouviu 2.209 estrangeiros de mais de 60 países nos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília e em Fan Fests e locais de grande concentração nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, entre os dias 1º e 11 de julho.
O resultado da pesquisa Datafolha se assemelha com o da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgada pelo Ministério do Turismo no mês passado. Foram ouvidos 6.627 turistas estrangeiros. Nesta pesquisa, 83% dos turistas consideraram que a visita ao país atendeu plenamente ou superou suas expectativas. Além disso, 95% deles gostariam de voltar para uma nova visita. A hospitalidade e os serviços de gastronomia foram os itens mais bem avaliados, com aprovação de 98% e 93%, respectivamente. A segurança pública teve 92% de aprovação.
Copa do compartilhamento
O fenômeno da segunda tela – quando as pessoas assistem televisão ao mesmo tempo em que comentam a programação usando seus celulares, tablets ou computadores – foi consolidado com recordes de interações registrados pelo Facebook e pelo Twitter durante os jogos. A infraestrutura de rede das operadoras suportou, dentro dos estádios, o tráfego intenso de compartilhamento de imagens, trocas de mensagens e ligações – em um volume equivalente ao envio 48,5 milhões de fotos e de 4,5 milhões de ligações telefônicas ao longo de 64 partidas.
Nos estádios, essa foi a Copa das selfies. O recorde do envio de fotos foi registrado no jogo final, segundo o SindiTelebrasil, sindicato que reúne operadoras de telecomunicação. Com público de 74 mil pessoas no Maracanã e um tráfego de dados de 1.448 gigabytes, o uso da rede de dados na final da Copa do Mundo se aproximou ao registrado no Super Bowl, final da liga de futebol americano, com 1.642 gigabytes e 72 mil torcedores. Os torcedores que estavam no Maracanã na final publicaram 2,6 milhões de fotos durante o jogo, conforme os registros de volume de tráfego de dados pelas operadoras. Ao longo das 64 partidas da Copa, foram 48,5 milhões de fotos e 4,5 milhões de ligações.
No Twitter, a final da Copa do Mundo bateu o recorde de tweets por minuto. Foram 618 mil postagens no aplicativo no fim do jogo, momento em que a Alemanha foi declarada campeã, vencendo a Argentina. Na mesma partida, o momento do gol de Mario Götze no fim do segundo tempo da prorrogação teve 556 mil tweets por minuto. Em terceiro, está o momento em que Lionel Messi recebe a Bola de Ouro, com 395 mil comentários por minuto. O recorde de mais postagens por minuto pertencia ao jogo do desastroso 7X1 da Alemanha sobre o Brasil, quando 580 mil tweets por minuto foram postados após o gol de Sami Khedira. Já o recorde de número de tweets ainda pertence à partida Brasil e Alemanha, quando foram publicados 35,6 milhões de posts, contra 32,1 milhões na final da Copa. No total, o Twitter registrou, ao longo de 32 dias, 672 milhões de tweets relacionados ao Mundial.
No Facebook, a Copa envolveu 350 milhões de usuários pelo mundo ao longo do Mundial, com 3 bilhões de publicações, comentários e curtidas. O diretor de parcerias de mídia global do Facebook, Nick Grudin, disse à Reuters que a empresa esperava um alto nível de engajamento, mas que o resultado foi extraordinário. A partida mais comentada foi a final Alemanha e Argentina, com 88 milhões de usuários e 280 milhões de interações. Ao longo do Mundial, os brasileiros foram responsáveis por 26% das postagens relacionadas à Copa. Os norte-americanos responderam por 10% das interações.
Vendas no comércio subiram 0,2%
Durante a Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho), as vendas cresceram 0,2% em todo o país sobre o mesmo período de 2013, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Copa do Mundo 2014. Na cidade de São Paulo, uma das cidades-sede, as vendas realizadas durante o Mundial caíram 2% ante a mesma temporada do ano passado.
Sul-americanos foram os principais visitantes da Copa
A Copa do Mundo no Brasil foi, para muitos turistas sul-americanos, a chance de participar do torneio mais importante do futebol mundial sem ter de cruzar o oceano. A proximidade geográfica dos países a algumas das cidades-sede, como Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá, tornou viável o sonho de argentinos, uruguaios, colombianos e tantos outros a seguir a seleção de seu país no Brasil.
Considerando-se os 15 países que mais enviaram turistas ao país durante o Mundial, os visitantes sul-americanos foram representados por 364.092 pessoas, valor maior do que os 332.228 visitantes europeus e norte-americanos juntos, como era visível nas arenas e nos principais pontos turísticos brasileiros.
Os argentinos representaram o maior número dos sul-americanos com 166.772, depois vieram os chilenos, com 52.427; colombianos, com 49.246; uruguaios, 35.018; peruanos, 21.084; venezuelanos, 20.064; e paraguaios, 19.481. Já entre os europeus e visitantes da América do Norte, foram 111.380 norte-americanos, 40.517 mexicanos, 40.408 britânicos, 39.968 franceses, 35.640 alemães, 23.949 portugueses, 20.919 italianos e 19.447 espanhóis.