Dama da cultura de Cachoeirinha, tornou-se conhecida e reconhecida por seu incansável trabalho em prol da cultura do município. Sonia morou no Equador por 17 anos trabalhando na Embaixada Brasileira. Casou e teve três filhos, Bruno e as gêmeas Carla e Fernanda. Divorciada, voltou para Porto Alegre em 1997 com as crianças e três anos depois se transferiu para Cachoeirinha.
A cidade não seria mais a mesma, os movimentos culturais da cidade podem ser divididos entre antes e depois de Sonia Zanchetta. Foi morar na casa que era do seu pai e logo, na sua garagem, oferecia uma biblioteca para a os moradores da vizinhança. Sonia é, antes de mais nada, uma fazedora de amigos.
Sonia é apaixonada por livros, talvez até obcecada, sua maior felicidade é fazer com que os livros circulem formando cada vez mais leitores. Teve participação na criação do Conselho Municipal de Cultura e mais recentemente na construção da Casa de Cultura foi marcante e decisiva. A sua experiência de muitos anos como uma das organizadoras da Feira do Livro de Porto Alegre foi decisiva para que a Feira de Cachoeirinha acontecesse em 2000. Sônia foi incansável na busca de patrocínios e a feira foi um sucesso.
Com Sonia Zanchetta em Cachoeirinha o artista local passou a ser valorizado e a luta na busca de condições de uma estrutura profissional passou a ser uma constante. Sonia é sem dúvida nossa maior produtora cultural, em uma só edição da Feira do Livro de Porto Alegre conseguiu espaço para apresentações de 22 artistas de Cachoeirinha entre escritores, músicos e cartunistas. O projeto de leitura nas escolas, nas bibliotecas comunitárias, salões de beleza e até nos cafés da cidade incentivam muitos leitores.
Sônia foi colunista do Diário de Cachoeirinha e coordenadora de cultura na Prefeitura Municipal. Uma de suas marcas é estar presente em todos os eventos que sejam direcionados à cultura e a leitura. A sua marca de “Dama da Cultura” lhe garantiu o reconhecimento no meio cultural e artístico. Ela foi reconhecida como Mulher Cidadã e Cidadã Honorária da cidade, concedidos pela Câmara de Vereadores.