Saul Antônio Lazzarotto foi um homem de magnífica trajetória, pai severo e educador, principalmente no que se refere a valores e regras. Esportista, político e cidadão. Nascido em Nova Prata (RS), chegou em Cachoeirinha no ano de 1947, com 10 anos de idade, mesmo ano do início das atividades da Escola Cadop, onde faria história. Órfão de pai e mãe desde os 5 anos, chegou como interno da escola, ainda denominada Aprendizado Agrícola de Gravataí. Estudou por 12 anos e a partir de 1952 tornou-se funcionário.
No Cadop conheceu a professora Adélia Lizete Ferreira Lazzarotto, com quem teve três filhos – Edson, Gilson e Jeferson Lazzarotto. Desses nasceram cinco netos. Saul fundou a primeira agropecuária da cidade onde é hoje a Ótica Real, com excelente clientela, principalmente produtores de leite. Cachoeirinha, na época em que ainda pertencia a Gravataí, possuía muitos tambos de leite.
O esporte foi uma das paixões de Saul Lazarotto, excelente goleiro, na década de 50 foi contemporâneo do grande Larry no Internacional, seu time do coração. Saul fez história também em clubes como Floriano, de Novo Hamburgo, Alvi Rubro, de Gravataí, jardim América e SEC, de Cachoeirinha.
Foi também coordenador de disciplina no Cadop e trabalhou no Gensa, em Gravataí. Bastante rígido, sempre impôs os limites necessários para a boa formação dos futuros cidadãos.
Atendendo o chamamento do prefeito Aury de Oliveira, diretor do Irga, concorreu e se elegeu vereador pela primeira vez em 1972, pela Arena. Foram seis legislaturas, recorde absoluto na Câmara. Como político conquistou o respeito da população de Cachoeirinha por sua integridade. Criou a lei dos conselhos escolares e foi presidente do Conselho Municipal de Educação por muitos anos.
Como maior legado Saul Lazarotto deixou o exemplo de uma vida privada e pública sempre pautada pelo caráter e dignidade. Antigos alunos do Cadop ainda hoje agradecem o velho cadopiano pelo regime rígido e leal que marcou a vida de tantos estudantes. Bastante debilitado fazendo hemodiálise, deixou de ser vereador no final de 2000 e morreu dois anos depois.