O médico Pedro Leonardo Narchi há mais de 30 anos exerce em Cachoeirinha uma das profissões mais bonitas: a pediatria. Perdeu as contas de quantas crianças já viu crescer, mas contabiliza com carinho todas as amizades que construiu.
Um dos pioneiros na área de pediatria na cidade, Dr. Pedro foi convidado a trabalhar como médico credenciado do Inamps em 1985. Logo criou um laço afetivo com a comunidade e continuou atendendo mesmo depois que contrato acabou. O médico, que no início da faculdade queria ser neurocirurgião, se apaixonou pela Pediatria no quinto ano da faculdade. Também foi nessa época que casou com a Ana Elizabeth, com quem já namorava há nove anos. Ana também fez medicina e se especializou em Fisiatria. Os dois terminaram a faculdade e fizeram residência na Argentina. Dr. Pedro no Hospital General de Niños Dr. Ricardo Gutierrez e Ana na Associacion para La Lucha Contra Parasilisis Infantil.
Entusiasta da profissão, Doutor Pedro sabe que é na infância que se molda a vida do adulto. Acredita nos estudos que afirmam que são os primeiros 1000 dias de vida que delimitarão a pessoa adulta. “Os 270 dias de gestação e os primeiros dois anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano”, revela. As medidas e cuidados que forem tomados com a saúde, prevenção e alimentação deste período terão efeito na vida adulta, inclusive na produtividade e capacidade intelectual.
Nesses mais de 30 anos de pediatria, Doutor Pedro atende hoje os filhos dos seus pacientes. Conhecer a família, os hábitos, o ambiente que o cerca é fundamental para compreender o bebê. Dono de uma excelente memória, ele garante com orgulho que dificilmente esquece o nome de um paciente. É com essa dedicação e carinho que atende todas as crianças. A cada consulta faz um rigoroso exame, especialmente em revisões de puericultura.
Prestes a completar seus 65 anos, Pedro hoje aproveita mais a vida. Participa do Rotary Club São João (POA), viaja e curte o neto, seu maior orgulho e grande parceiro. Tem quatro filhos, Mauricio, Bruno, Felipe e Guilherme – dois filhos são sobrinhos que foram adotados depois que perderam os pais em um acidente). Dois seguiram a medicina, Maurício como clínico geral e Bruno a Pediatria.