Julio Luiz Pereira Morandi é sócio da empresa Jimo Química desde 1973. Formado em 1972, como Farmacêutico-Bioquímico, pela Ufrgs, veio morar em Cachoeirinha no ano de 1980, quando começou a construir a nova sede na empresa no Distrito Industrial. A Jimo é uma empresa familiar fundada em março de 1956. Atualmente está em sua terceira geração. São 60 anos de atividades. Hoje já conta com um escritório de vendas em Curitiba, no Paraná, e uma filial (Centro de Distribuição) em Guarulhos, São Paulo.
Atualmente, produzem inseticidas industriais, inseticidas domésticos, conservantes de madeira, detergentes e correlatos de produtos para aplicação na indústria metalúrgica e automotiva. A Jimo tem como objetivo ampliar e diversificar sua linha de produção, compatibilizando qualidade e eficiência com baixo custo para o consumidor.
Julio Morandi atuou por 31 anos no Sindiquim (Sindicato das Indústrias Químicas no RS), sendo seu presidente por 9 anos, até o ano de 2014. Atualmente representa o Sindiquim no Conselho de Representantes, junto à Fiergs. Também faz parte do Conselho Deliberativo da Ageflor (Associação Gaúcha de Empresas Florestais) e participa do Conselho Fiscal da FCCT (Federação Gaúcha de Caça e Tiro). Julio é instrutor de tiro da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo).
Em Cachoeirinha faz parte desde 1993 do Conselho Consultivo do Sesi, participando da evolução do Centro de Atividades, que culminou com a inauguração de seu ginásio de esportes. Julio Morandi participou praticamente desde sua fundação em 1981, como diretor do CIC (Centro das Indústrias de Cachoeirinha). E também do Consepro (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Cachoeirinha), praticamente desde sua fundação, em 1987. Julio lembra que o Consepro e o CIC foram os responsáveis diretos pela instalação do Corpo de Bombeiros na cidade.