Ivo Antonio Rech marcou sua trajetória em Cachoeirinha entre 1980 e 1990. Natural de Osório iniciou seus estudos na Barra do Ouro e deu sequência na Escola Técnica Agrícola (ETA), em Viamão. Formou-se em Educação Física pela Ufrgs. Mudou-se para Cachoeirinha em 1970, teve quatro filhos – Viviane, Ivo Júnior, Cristiane e Vitor, todos do seu primeiro casamento, com a professora Vanda Viegas.
De personalidade forte e disciplinador, Ivo foi professor de Educação Física na rede pública e privada. Trabalhou nas escolas Cadop, Polivalente, Mascarenhas de Moraes, Luis de Camões e na José Cesar de Mesquita (Porto Alegre). Sua trajetória como professor teve grande importância para a educação do município. No Cadop foi o responsável pela construção das duas quadras de esportes e na escola Polivalente, comandou a campanha para a construção do ginásio de esportes.
Na sua carreira política foi vereador entre 1982 e 1988, deixando uma marca de homem sério, competente e trabalhador. Elegeu-se Conselheiro Tutelar na década de 1990, fazendo um trabalho de aproximação com as famílias atendidas. Ivo foi candidato a vice-prefeito em 1996 e concorreu a prefeito em 2000. Era um político combativo e muitas vezes polêmico em suas declarações.
Uma das suas principais lutas, sem dúvida, foi à construção do dique de Cachoeirinha (1985). A obra teve uma defensora direta – Isaura Rodrigues, e teve no vereador Ivo Rech, o seu principal parceiro no legislativo municipal. O dique acabou com as constantes enchentes que castigavam os moradores de uma parte da cidade.
Em 1984 Ivo Antonio Rech abriu a primeira escola de natação de Cachoeirinha e adotou como marca as iniciais do seu nome – IAR, que atualmente é comandada pelo filho Ivo Júnior. O professor Ivo faleceu em fevereiro de 2007, quando estava casado com Nilza Martins. O município rendeu uma merecida homenagem professor Ivo concedendo o nome da escola municipal Ivo Antonio Rech. O filho Júnior tem o projeto de construir um memorial para destacar a trajetória e o trabalho de seu pai.