Texto | Roselaine Vinciprova –
Fotos por | Frederico Mombach
A CEG Infomática comemora seus 10 anos de atuação no mercado com foco em oferecer soluções em tecnologia para ajudar seus clientes a otimizarem processos, melhorar o desempenho operacional, reduzir custos e aumentar a sua vantagem competitiva. Com foco na atuação empresarial, a CEG conta hoje com uma ampla carteira de clientes localizados em todo Rio Grande do Sul, alguns com filiais em outros estados do Brasil. A atuação envolve desde a estruturação da área de TI até a revisão e otimização de processos para proporcionar mais agilidade ao setor. Hoje a tecnologia está facilmente a disposição, entretanto, saber como usar, aproveitar suas possibilidades e ter controle sobre ela são os grandes diferenciais para o sucesso de uma empresa. Muito da produtividade de cada colaborador é perdido por ter uma rede lenta ou computadores deficitários.
Para um dos diretores da empresa, Carlos Garbachi, os clientes sabem que ter uma empresa permanentemente cuidando da Tecnologia da Informação é muito mais vantajoso do que tentar resolver o problema, quando ele aparece. “A informação é hoje o maior bem de uma empresa. Perder um HD ou um computador é como perder todo aquele tempo de trabalho. Por isso, visamos a prevenção, através das manutenções periódicas, diagnóstico inicial, backups e servidores”, revela.
A CEG preza com a segurança das informações de seus clientes tendo em vista que a internet é fundamental e faz parte dos negócios e atividades de grande maioria das empresas. Nesse contexto, boa parte dos colaboradores desempenham suas atividades diárias em computadores e conectadas à internet, isso pode tornar as equipes produtivas, mas ao mesmo tempo pode levar ao desperdício de tempo e de recursos, devido a grande quantidade de atrativos que a internet oferece, como redes sociais, sites de entretenimento, jogos, e-mail pessoal, comunicadores instantâneos e tantos outros.
Pesquisas indicam que os profissionais perdem cerca de 20% do tempo em atividades não relacionadas ao trabalho. “A empresa que não tem controles instalados de uso da internet de forma particular está perdendo produtividade”, revela. Carlos cita um exemplo: em uma empresa de 8 funcionários ao final do mês o empregador está pagando um funcionário fantasma, literalmente. Essas são algumas das estratégias possíveis a partir do momento que a CEG passa administrar a TI de uma empresa estudando e pensando na Tecnologia da Informação.
O suporte fornecido pela CEG tem como principal objetivo conhecer a estrutura de TI do cliente e perceber se esta tecnologia está configurada para atender a demanda necessária. Carlos cita um exemplo. “Chegamos em uma empresa que o melhor computador estava inoperante, enquanto isso, setores onde existe uma grande demanda de trabalho estavam com equipamentos que não supriam a necessidade adequada”, comenta.
O foco da assessoria é efetuar rotinas de forma preventiva ou corretiva como objetivo de evitar paradas desnecessárias. A CEG Consultoria conta com técnicos extremamente capacitadospara dar suporte presencial ou online, e busca oferecer para seus clientes soluções que ajudem no aumentoda produtividade e redução de custos. “Na era da informação os gestores devem estar atentos às soluções disponíveis. Nos ajudamos na inteligência do negócio com agilidade e segurança ”, conta. Carlos salienta que hoje as empresas já tem a consciência da importância de contar com parceiros na área da Tecnologia da Informação. Mas há 10 anos quando iniciaram a realidade era bem diferente. “Começamos sem nenhum investimento porque acreditávamos no negócio. Aos poucos fomos conquistando clientes e expandindo, baseado na prestação de serviço de forma séria, transparente e qualificada”, conta.
A CEG Informática se orgulha de atender ainda seus primeiros clientes.Para o futuro, os sócios Carlos e Everson planejam abrir mais duas filiais. O objetivo é conquistar novos clientes com a qualidade que prezam nestes 10 anos.