Construa sua rede de contatos – Um bom empreendedor deve ter uma grande rede de contatos e não apenas colecionar nomes de festas e reunião de negócios. Todo e qualquer contato realizado está anotado e eles sabem onde achar. Isso é, especialmente, relevante quando se quer formar relacionamentos de negócios com parceiros que podem ajudá-lo a crescer. Parcerias trabalhadas a longo prazo podem levar à sustentabilidade e bons negócios. Os empreendedores bem-sucedidos entendem que o sucesso financeiro não é uma vitória de curto prazo.
Gaste menos – Quando você está começando, precisa avaliar bem como está gastando seu dinheiro. Só comprar nem sempre é a alma do negócio. Você realmente precisa de cadeiras novas ou as antigas cadeiras do escritório estão boas? Precisa de um computador de última linha ou o seu, de dois anos atrás, ainda está funcionando muito bem? Empreendedores de sucesso não começam com grandes luxos. Eles começam comprando o que realmente necessitam para o negócio e nada mais.
Conheça bem suas responsabilidades financeiras – Um empreendedor de sucesso sabe como está cada um de seus negócios financeiros. É importante proteger seu patrimônio, por meio de recursos legais, e, assim, manter todo o negócio em ordem. É maravilhoso pensar que seu negócio vai estar bem o tempo todo, mas, eventualmente, momentos de dificuldades chegarão. E é nesse momento que você tem que assumir as responsabilidades e tentar achar caminhos para sair do potencial problema. Assim, saber manejar as finanças do seu negócio é essencial para superar momentos difíceis e lucrar durante épocas boas.
Delegue o dinheiro – Todo empreendedor sabe da necessidade de delegar. No fim das contas, não se pode controlar tudo sozinho. Empreendedores bem-sucedidos olham para essa responsabilidade de forma diferente: pensam na parte financeira. Como deve ser o pagamento para que determinada tarefa seja realizada? Quando você tem um problema, você deve fazer uma combinação de tempo e dinheiro para solucioná-lo. Quanto mais você gasta de um, menos você gasta de outro. Um bom empreendedor olha para cada problema e avalia o quão valioso é o seu tempo versus o custo para resolver o problema.
Assuma riscos pequenos – O mercado está em constante mudança, e os empresários bem-sucedidos sempre encontram maneiras de se adaptar. Por exemplo, em vez de lançar um produto com um investimento muito alto, eles vão desenvolver um projeto-piloto, mais barato, para ter uma percepção do mercado. Assim, é possível que os empreendedores testem o mercado para ver se o novo produto interessa. Em segundo lugar, ele protege os empresários do risco. Uma vez que o investimento financeiro é mínimo, se o investimento der errado ele não vai afundar o negócio. Ou seja, por precaução assuma um risco pequeno; caso dê errado, você aprende com o erro e ainda tem chances de ampliar seu negócio.
Coloque o cliente em primeiro lugar – Há um velho ditado: o mercado nunca está errado. O empreendedor precisa avaliar a situação do mercado e colocar isso à frente para se posicionar e decidir suas estratégias de negócio. Não importa quão grande uma ideia é, ela precisa ser financeiramente validada pelo mercado para valer a pena prosseguir.
Compreenda a dinâmica do seu fluxo de caixa – A chave mais importante para iniciar um novo empreendimento é mapear seu futuro financeiro. Muitos empresários caem em armadilhas ilusórias. O negócio está crescendo e tudo parece estar indo bem. O número de clientes está crescendo. Em teoria, o negócio é um sucesso. Mas não há fluxo de caixa positivo o suficiente para sustentar as operações no curto prazo. Antes de iniciar, certifique-se que você pode cobrir todas as suas despesas durante o tempo necessário até que o negócio dê algum lucro.