Tendinite é a inflamação do tendão, a parte final do músculo que se liga ao osso, e a Bursite é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial que serve de “almofada” para determinadas estruturas como tendões e proeminências ósseas. Ela atua evitando o contato com estas estruturas que poderiam ser danificadas pelo atrito constante.
Os sintomas da tendinite e da bursite são muito semelhantes. Geralmente o indivíduo apresenta:
• Dor na articulação;
• Dificuldade em realizar movimentos com esta articulação;
• A articulação pode estar inchada, avermelhada ou com uma pequena elevação da temperatura, devido à inflamação.
Estes sintomas podem surgir aos poucos. Inicialmente eles têm tendência a aparecer quando o indivíduo realiza algum esforço como carregar uma sacola pesada, ou esforço repetitivo, mas em alguns casos estes sintomas podem surgir após um traumatismo ou uma pancada na região.
Causas da tendinite e da bursite
As causas da tendinite e a da bursite podem ser:
• Traumatismo direto;
• Esforço repetitivo com a articulação afetada;
• Excesso de peso;
• Desidratação do tendão, da bursa ou da articulação.
• Muitas vezes a tendinite leva à bursite e a bursite leva à tendinite.
Diagnóstico de tendinite e bursite
O diagnóstico da tendinite e da bursite pode ser feito pelo médico ao observar exames de imagem como tomografia ou ressonância magnética da articulação, ou pelo fisioterapeuta através de testes e exames físicos específico.
Tratamento para tendinite e bursite
O tratamento para tendinite e bursite é muito semelhante, ele pode ser feito com analgésicos e antiinflamatórios receitados pelo médico e algumas sessões de fisioterapia. Mas é importante o fisioterapeuta saber quando se trata de uma tendinite e quando se trata de uma bursite, pois os aparelhos de fisioterapia poderão ser posicionados e graduados de forma diferentes, o que pode adiantar ou retardar a cura da doença.
Um bom tratamento caseiro para tendinite e bursite é colocar uma bolsa de gelo sobre a região dolorida, deixando-a atuar por cerca de 20 minutos, uma ou duas vezes ao dia. O gelo irá diminuir a inflamação, sendo uma ótima forma de complementar o tratamento clínico destas doenças.
Uma boa forma de fazer uma bolsa térmica de gelo em casa é colocar num saco plástico um copo de água misturado com um copo de álcool, fechar bem e depois deixar no congelador até solidificar. Outra forma de alcançar o mesmo objetivo é colocar uma bolsa de ervilhas congeladas na região. Mas é importante nunca colocar o gelo direto na pele, deve-se sempre colocar um pano de prato ou papel toalha na pele e depois, por cima, colocar o gelo. Este cuidado é fundamental para não queimar a pele.