| Prof. Saul Sastre
Diretor de Administração e Finanças do Daer
Doutorando em Administração
Definitivamente, os homens resolveram assumir sua vaidade. Até então, o máximo que se admitia era ir no barbeiro e lá usar um talco Alma de Flores para tirar o excesso de pelos do pescoço e uma Água Velva, produto exclusivamente masculino que o barbeiro derramava nas mãos e tapeava o vivente logo depois ter navalhado todo o seu rosto para tirar os pelos. Aquilo era uma mistura de álcool com perfume campeiro, que emprenhava os pequenos cortes que iam cicatrizando na marra, como um ferro quente encostado em uma ferida aberta. Doía demais, todavia a vaidade masculina obrigava a tolerar tamanha “Coisa de homem”. Chegava a sair água dos olhos, mas curiosamente, talvez pelo código de ética masculino, nunca ouvi ninguém reclamar. No máximo aquela puxada de saliva para trás com a boca em formato de sorriso, dois ou três tapas no rosto e pronto.
Mas tudo com o tempo muda e até os barbeiros estão aderindo a febre das Barber Shops, fenômeno que tem emergido com toda a força no mercado brasileiro. Tive a oportunidade de conhecer uma dessas barbearias modernas de perto. Ao invés de um ambiente sombrio com um monte de homem, com cheiro de homem, sentado em um banco e cercado de revistas velhas, um local alto-astral, agradável, cheiroso, com televisores modernos pendurados nas paredes, dando movimento as tesouras. Ao invés de um piso opaco cheio de cabelos passivamente varridos, um porcelanato espelhado refletindo olhares com no mínimo três ângulos diferentes. Toalha quente no rosto para amolecer os pelos antes de iniciar o corte da barba, que segue diversos estilos a escolher, todos catalogados na parede. No fundo, um Play Station 4 com uma enorme TV, com jogos de futebol, corrida de carros e aquele onde o “Mocinho” sai fazendo barbaridades. Vale tudo, tiro, pancadaria, furto, roubo, um terror para espantar o stress. Tem café, chá, água mineral e ainda para os mais etílicos é possível comprar cerveja ou outro drink do gosto do cavalheiro. Damas? Somente na cabeça e nas conversas dos que estão esperando: “Capricha, que hoje vou sair daqui direto para a festa”. Tesouras, navalhas, máquinas modernas, químicas nas lavagens, pinturas e diversas técnicas fazem a cabeça dos homens, deixando-os, digamos “ mais atrativos”. No final, ao invés da famigerada Água Velva, perfume, spray para fixar o penteado e talco importado para não ficar nenhum pelo perdido no pescoço e o new look está pronto.
O preço é de mercado, mas pode ficar caro quando no caixa, o cliente decidir comprar algum gel importado, acessório, creme para o rosto ou corpo. Vale o custo benefício e a nova experiência “Coisa de Homem” eleva a alto-estima, nos deixando mais novos e felizes, segredo que as mulheres já sabiam há muito tempo.