A quantidade de empresas que procurou crédito subiu 3,9% em abril, o segundo aumento mensal seguido, aponta pesquisa da Serasa Experian. Em março a alta foi de 7,7%. Na comparação com abril do ano passado, a demanda das empresas por crédito aumentou 1,4%, registrando a primeira taxa positiva no tipo de comparação após 11 meses consecutivos de quedas, aponta o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.
No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a procura das empresas por crédito caiu 4,9% frente ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda, há uma melhora em relação à queda acumulada de 7% no primeiro trimestre, diz a Serasa. “O aumento é sinal de que as empresas estão recuperando gradualmente seu ritmo de produção e, para tanto, intensificando suas buscas por crédito”, avaliam os economistas da Serasa, em nota.
As micro e pequenas empresas se destacaram na busca por crédito em abril, avançando 4,2% sobre o resultado de março. A demanda das médias empresas recuou 0,3%. Nas grandes empresas, houve alta de 0,6%.
Todos os setores registraram crescimentos mensais. O maior deles ocorreu no setor de serviços, de 4,4%, seguido pela alta de 4,3% na indústria.
Procura das empresas por crédito sobe 3,9% em abril, diz Serasa
22