O mercado vive de ciclos econômicos e eles são movidos por emoções? Ou será que o mercado vive de emoções e são elas que movem os ciclos econômicos? Algumas das respostas foram parte da abordagem do diretor comercial da Goldsztein Cyrela, Ricardo Jornada, palestrante do projeto “Compartilhando Experiências”, promovido pelo Sindijovem, comissão do Sindilojas que reúne jovens empreendedores, na noite do dia 5 de novembro. Otimismo, excitação, vibração, euforia, ansiedade, negação, medo desespero, pânico, capitulação, abatimento, depressão, esperança e alívio são emoções que segundo ele, integram os ciclos econômicos, conforme se comporta o mercado.
– A cada ciclo estas emoções se repetem e precisamos aprender, compreender, gerenciar melhor os recursos quando os negócios estão em alta, treinar, formar equipe e inovar sempre. Esta não é a primeira nem a última crise que atravessaremos. A adversidade também ensina – explicou Ricardo. Ele também listou 12 conselhos o sucesso nas vendas em qualquer tempo, não apenas diante das dificuldades. No final abriu espaço para perguntas. O evento teve cerca de 200 participantes.
12 CONSELHOS PARA O SUCESSO NAS VENDAS
1 – Entusiasmo – É preciso se entusiasmar, porque com entusiasmo as chances de vendas são maiores. A venda pessoal precisa disso. Não como se entusiasmar se você não se acredita na empresa e em seus produtos. Acredite e se não achar que seu produto é o melhor do mercado, trabalhe duro para que volte a ser.
2 – Estudar é preciso – Atualize-se, fique ligado mesmo que sua empresa seja uma “vaca leiteira” que dá dez litros de manhã e o mesmo à tarde. É preciso buscar sempre novos caminhos, inovar, pensar grande.
3 – Preste atenção nas mulheres – Elas são determinantes em vendas. Mesmo que o homem não goste, se a mulher gostou, invista, porque ela é decisiva. Elas são muito mais sensíveis e influenciam o homem.
4 – Aparência – Isso não é negociável. Boa aparência é determinante. Vista-se com bom gosto e elegância, sem exageros, com discrição e asseio. Lembre-se que uma embalagem bonita e bem elaborada influencia na decisão de compra. Seu cliente pode se vestir como quiser, ser o mais extravagante, você não. Lembre-se que se o cliente não gostar da sua imagem, ele não compra e se ele não comprar, você pode perder seu emprego.
5 – Entenda o seu cliente – Leia nas entrelinhas. Estude e conheça seu perfil, como ele se veste, do que mais gosta, o que ele fala, porque quanto mais o conhecer, mais vezes ele vai voltar a comprar e deixa de ser cliente para se tornar clientela, pessoas que compram e voltam sempre. Esta é a essência do varejo, não há como ter sucesso permanente sem isso.
6 – O telefone é o grande inimigo do vendedor – É atrás dele que o vendedor medroso se esconde e vai perder a maior parte das vendas. Só venda por telefone para aqueles clientes que conhece muito bem e ainda assim dê preferência à venda pessoal.
7 – Vendedor, o especialista… em generalidades – Procure saber tudo sobre tudo. Domine o maior número possível de especialidades. Por isso é preciso estudar sempre. O jogo da venda começa a partir daí. Muitas vezes compartilhar seu conhecimento com o cliente pode não gerar vendas imediatas, mas a qualquer momento ele pode surpreendê-lo muitas vezes.
8 – Sorte – É o encontro do vendedor preparado com a oportunidade. Prepare-se para ter sorte, estude, planeje, organize-se para ter mais e muita sorte. Mantenha acesa a paixão pelo que você vende. Supere-se a cada dia, seu maior concorrente é você mesmo.
9 – Não tenha medo de perder negócios – Encante o cliente de maneira que a venda se torne um processo natural.
10 – Quem continua vendendo após a venda… – Acaba comprando de volta. Feita a venda vá tirar o pedido, faça qualquer coisa, mas não acrescenta novas informações sobre o negócio, coisas desnecessárias que acabam derrubando a venda.
11 – Convicção – Sou um profissional preparado, conheço muito bem o meu produto. É mais fácil convencer quando se está convencido. Atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença.
12 – Não há vendas sem atender clientes – Registre tudo, mantenha um cadastro, atenda seus clientes.