Gravataí inicia tratativas com Hemorgs para abertura de Posto de Coleta de Sangue em 2026
Na última segunda-feira (28), a Prefeitura de Gravataí iniciou tratativas com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) para viabilizar o funcionamento do futuro Posto de Coleta de Sangue do município, cuja inauguração está prevista para o início de 2026. A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a presença de representantes da gestão municipal e do Hemocentro.

Gravataí inicia tratativas com Hemorgs para abertura de Posto de Coleta de Sangue em 2026
O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, destacou que a parceria será essencial para a implantação do serviço, considerado uma demanda antiga da cidade. Segundo ele, a iniciativa permitirá manter os estoques de sangue do Hospital Dom João Becker e oferecer uma estrutura adequada à população.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, informou que o Hemorgs contribuirá não apenas com a operação do posto, mas também com a capacitação dos profissionais que atuarão no local, além da disponibilização de equipamentos e insumos necessários ao funcionamento da unidade.
Durante o encontro, também foi definida uma ação de coleta de sangue para o dia 28 de junho, como parte da programação do Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. A atividade será realizada no Centro da cidade, das 8h às 12h, com a presença da unidade móvel do Hemocentro e meta de coleta de 80 bolsas, que serão destinadas ao Hospital Dom João Becker.
Participaram da reunião servidores da Secretaria Municipal da Saúde, a enfermeira responsável pela captação de doadores do Hemocentro, Ana Dagord, e a responsável pelo setor de doação da instituição, Josiane Braga.