7º Festival de Teatro de Gravataí terá 6 dias e 50 horas de espetáculos, oficinas e performances; veja a programação completa
De 22 a 27 de abril, Gravataí será palco de uma intensa programação cultural com a realização do 7º Festival de Teatro de Gravataí (FETEG). O evento, que é gratuito e aberto ao público, ocupará diversos espaços da cidade com espetáculos de teatro, dança, circo, música, oficinas e performances. A programação, que abrange 50 horas de atividades, é voltada para todas as idades.

7º Festival de Teatro de Gravataí terá 6 dias e 50 horas de espetáculos, oficinas e performances; veja a programação completa
A abertura do FETEG será na terça-feira, 22 de abril, às 19h30, no Teatro da Praça da Bíblia, com o espetáculo de dança “Isso é Brasil”, do Grupo Mojubá (UFSM). O grupo também fará uma apresentação às 9h, voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Durante o dia, acontecerão oficinas de dança e crítica teatral, incluindo a oficina de dança popular brasileira com o Grupo Mojubá e uma residência artística com Carolina Sudati, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Casarão dos Bina.
Na quarta-feira, 23 de abril, o FETEG segue com uma programação variada. Às 9h, o espetáculo “Carolina e Outras Vozes” da Trupi di Trapu será apresentado na Casa de Cultura, abordando temas históricos e sociais a partir da literatura de Carolina de Jesus. À tarde, a cidade será tomada pelo Teatro de Rua com a oficina do grupo Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela. Às 20h, a Cia Rústica apresentará o espetáculo “Cabaré do Amor Rasgado” no Teatro do Sesc.
Na quinta-feira, 24 de abril, o espetáculo “Memória de Elefante”, da Rococó Produções Artísticas e Culturais, será exibido às 9h no Teatro da Praça, voltado para alunos do 5º ano. À noite, o Coletivo AfroMaré (RJ) apresenta “Dos Nossos Para os Nossos”, às 20h no Teatro do Sesc.
A sexta-feira, 25 de abril, trará a oficina de manipulação de objetos com Gabriel Martins (POA) pela manhã, e à tarde, atividades como a contação de histórias “Histórias Para Brincar” com Léia Cassol na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato e o show “Tributo a Mercedes Sosa”, com Tatiéli Bueno, no Teatro da Praça.
O sábado, 26 de abril, começa com a performance de rua “Para Onde Vai?” da Ação Nômade às 10h, na Praça da Rua Coberta. À tarde, o Coletivo Hip-Hop de Gravataí promoverá oficinas de grafite, DJing e produção cultural, enquanto o Teatro da Praça receberá a oficina de dança MovimentAÍ e apresentações de cultura urbana. À noite, o espetáculo “Oxitocina”, da Nós Cia de Teatro, será encenado às 19h no Teatro do Sesc.
O festival se encerra no domingo, 27 de abril, com uma série de atividades, como a Feira de Artesanato em frente à Casa de Cultura e a mesa Conexões Reflexivas às 10h. À tarde, a praça da Rua Coberta receberá apresentações de capoeira e o espetáculo “Corpo Casulo”, abordando questões de transgeneridade, no Teatro do Sesc. O encerramento oficial será às 20h com o “Tributo a Cazuza”, por Marcos Delfino.
O 7º FETEG é uma realização da Prefeitura Municipal de Gravataí, com apoio do Sesc Gravataí, Praça Mall, Sindilojas, entre outros parceiros. Todas as atividades são gratuitas, e as oficinas exigem inscrição prévia devido à limitação de vagas. Informações completas estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e no Portal da Cultura.