Com organização da Pais e Amor, corrida pelo autismo reúne mais de 500 pessoas em Cachoeirinha
No último domingo (6), Cachoeirinha recebeu a segunda edição da Corrida pela Conscientização do Autismo. O evento foi promovido pela Associação Pais e Amor e reuniu mais de 500 pessoas entre adultos e crianças. A iniciativa teve como objetivo dar visibilidade à causa autista, incentivar a prática esportiva e promover ações solidárias.
A programação contou com corrida para adultos, caminhada e atividades infantis. Foram 360 inscritos na corrida, 103 na caminhada e 76 crianças na categoria infantil. Os números representam quase o dobro da primeira edição, realizada em 2024.

Com organização da Pais e Amor, corrida pelo autismo reúne mais de 500 pessoas em Cachoeirinha
Nesta edição, o percurso foi alterado. A largada e a chegada aconteceram na sede da Associação Pais e Amor, no Parque da Matriz. A mudança proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer a estrutura da entidade, que organiza o evento e atua no atendimento a famílias com pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
De acordo com a vice-presidente da associação, Adriana Gouvêa, o evento teve um impacto positivo na cidade. “A equipe organizadora avalia que foi muito positivo o evento, principalmente pelo impacto que causou na cidade, movimentou a causa autista e também promoveu uma ação esportiva a um grande público, sendo a maioria iniciantes que, sensibilizados pela causa, se desafiaram a competir e gostaram da experiência”, afirmou.
A corrida integra as ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril, com o objetivo de ampliar o debate sobre inclusão, respeito e direitos das pessoas com TEA.
Além da mobilização pela causa, o evento também teve caráter solidário. Durante as inscrições, foram arrecadados alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Associação Pais e Amor.
Fotos: Isabel Cunha de Paula