Segundo pesquisa global da Robert Half cerca de 65% das empresas do Brasil pretendem expandir suas equipes de finanças ainda neste semestre. O otimismo dos CFOs (Chefes do Setor Financeiro) brasileiros em relação ao crescimento do setor ficou atrás apenas do registrado entre os chineses (66%).
Fábio Saad, gerente sênior das divisões de Mercado Financeiro e Finanças e Contabilidade da Robert Half, explica que a demanda por profissionais dessa área está aquecida, pois ações como minimizar riscos, otimizar custos, organizar processos internos e gerar relatórios vêm ganhando importância dentro das organizações.
Apesar do otimismo do setor, 69% das empresas brasileiras ainda consideram muito desafiador encontrar um profissional de finanças qualificado. “A falta da fluência em línguas estrangeiras ainda é grande por parte dos executivos brasileiros”, diz Saad. O executivo enfatiza que muitos profissionais entendem as questões contábeis e fiscais do país, mas não conseguem se comunicar com as matrizes.
Ainda de acordo com a pesquisa, 16% das empresas nacionais consideram os profissionais de auditoria como os mais difíceis de serem encontrados. Profissionais de planejamento financeiro e análises e executivos de contabilidade ocuparam o segundo e terceiro lugar entre os mais difíceis, com 14% e 12%, respectivamente. A pesquisa global foi realizada pela Robert Half com 2.525 CFOs de 17 países.
Profissionais de finanças estão em alta no mercado
14