Com aumento de casos no verão, Gravataí intensifica ações contra a dengue
As altas temperaturas e as chuvas características do verão aumentam o risco de proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em Gravataí, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de redobrar os cuidados para prevenir a doença, alertando que cerca de 10 minutos semanais são suficientes para eliminar locais de água parada, onde o mosquito se reproduz.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, destacou a necessidade de colaboração da população. “É muito importante que as pessoas façam a sua parte, não deixando água parada, bem como seguindo todas as recomendações preventivas”.
Ações de combate
A Vigilância em Saúde (Viemsa) realiza ações diárias, como atendimento a denúncias, monitoramento de pontos estratégicos, educação comunitária e aplicação de fumacês em locais com casos confirmados. Desde o ano passado, também utiliza ovitrampas, armadilhas que capturam ovos do mosquito, em residências, prédios públicos e locais estratégicos.
Dados preocupantes
Entre janeiro e março, período crítico da dengue, o número de casos historicamente aumenta. Em 2024, Gravataí confirmou 2.914 casos da doença, sendo 2.908 contraídos no próprio município e seis importados de outras localidades. Uma morte foi registrada no município. No Rio Grande do Sul, os óbitos por dengue passaram de 54, em 2023, para 281 em 2024, um aumento de 420%.
A diretora da Viemsa, Amanda Dipp, reforçou o alerta. “Estamos entrando no período crítico da dengue. Convidamos a comunidade para limpar seus pátios e estar atenta aos sinais e sintomas, buscando atendimento se necessário. A dengue mata, e o município está empenhado em não ter óbitos neste ano”.
Vacinação
A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias.
Prevenção e sintomas
A SMS orienta os moradores a evitar água parada, manter piscinas limpas, descartar corretamente o lixo e seguir medidas simples, como fechar caixas d’água e limpar calhas.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, náuseas e, em casos graves, hemorragia e perda de líquido. Em caso de suspeita, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
Para mais informações, a população pode entrar em contato pelos telefones (51) 3600-7908 e (51) 3600-7909.