Secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe, participou no dia 26 de abril, do Ambientur – Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos. O evento aconteceu na cidade de Bento Gonçalves. Kalil abordou as oportunidades geradas pela realização da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul e destacou as iniciativas de sustentabilidade programadas para o Mundial.
Sehbe garantiu que o Governo do Estado está trabalhando para promover ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Aproveitamento de materiais das construções dos estádios, estudos dos efeitos dos gases de efeito estufa e o projeto Parques da Copa são iniciativas que demonstram a preocupação do Governo com o meio ambiente e a sustentabilidade na organização do Mundial”.
Durante a Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014 será realizada uma Feira de Produtos Orgânicos e da Agroindústria Familiar em Porto Alegre e para aproveitar o grande fluxo de turistas, alguns parques e praças foram escolhidos para receber melhorias na infraestrutura e na capacitação de seus profissionais. “A Copa do Mundo é uma oportunidade de promoção dos nossos produtos orgânicos e das belezas naturais dos nossos parques”, explica o secretário.
Sustentabilidade
A Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa) gerencia as mais diferentes ações voltadas ao legado sustentável. Os trabalhos do grupo estão organizados em quatro eixos: Estádios e Construções Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos; Copa Orgânica e Sustentável; e Parques da Copa.
Beira-Rio
Palco de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, o estádio Beira-Rio está adotando medidas para obter a certificação LEED, dada pela organização não governamental Green Building Council (CGB). A principal delas é a nova cobertura. Construída com um material que possui maior durabilidade e menor absorção de calor, a cobertura também é autolimpante, com a utilização da água da chuva.
Também está sendo elaborado o Inventário Ex-Ante de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Copa do Mundo FIFA 2014. O documento é uma previsão detalhada das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) que poderão ser gerados antes e durante a Copa no Brasil para que se possa realizar ações que diminuam os efeitos.