Gravataí será premiada por tecnologia que facilitou acesso ao Auxílio Reconstrução
A Prefeitura de Gravataí será reconhecida no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes pelo desenvolvimento de uma tecnologia que facilitou o acesso ao Auxílio Reconstrução. O evento ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, em Camboriú, Santa Catarina.
Uma solução desenvolvida pela Defesa Civil de Gravataí em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), foi implantada para agilizar o cadastro de moradores afetados nas enchentes de abril deste ano. Com o sistema, mais de 12 mil pessoas realizaram o cadastro para receber o benefício de R$ 5,1 mil, pago pela Caixa Econômica Federal via PIX.
Tecnologia e impacto social
De acordo com o Coordenador de Tecnologia em Inovação e Dados de Gravataí, Robson Andrei, o sistema coleta dados dos moradores impactados e mapeia automaticamente as áreas mais afetadas, atualizando em tempo real as regiões vulneráveis.

Gravataí será premiada por tecnologia que facilitou acesso ao Auxílio Reconstrução
“Essas informações são cruciais para que o governo local e os órgãos de emergência atuem de forma estratégica, tanto no atendimento imediato quanto no planejamento de ações preventivas. Com o formulário digital disponibilizado pela plataforma, a população afetada pôde se cadastrar com facilidade para acessar o auxílio de R$ 5,1 mil, que será pago pela Caixa Econômica Federal via PIX, garantindo que o benefício chegue diretamente aos atingidos”, destacou.
Além do cadastro facilitado, o sistema também permite um planejamento a longo prazo, auxiliando a Prefeitura na definição de políticas públicas como melhorias em drenagem, construção de barreiras e diques, e até mesmo a realocação de famílias para áreas mais seguras.
“Com esse avanço tecnológico, conseguimos um panorama em tempo real das áreas afetadas, o que fortalece nossa capacidade de resposta e, principalmente, permite uma base sólida para ações preventivas futuras”, ressaltou destacou a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.
Apresentação no Congresso
O case de Gravataí será apresentado no congresso no dia 29, às 10h30, por Robson Andrei. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Camboriú, reúne prefeitos, gestores, vereadores, servidores e especialistas para discutir soluções tecnológicas e investimentos em transformação digital para serviços públicos.
O encontro acontecerá no Ginásio Irineu Bornhausen e contará com uma feira paralela de tecnologias, com a participação de empresas como IGTECH, I4i – Intelligence Four innovation, eMaster, Conectaa Sistemas, Binär Tech, VoxCity, Flugo, Gove e Portal de Compras Públicas.
“Será um evento importante para pautar os novos eleitos sobre soluções disponíveis no mercado e como as administrações municipais caminham na implantação de governos digitais”, afirmou o diretor da RCD, José Marinho.
As inscrições para o evento são gratuitas e abertas para servidores públicos, universidades, vereadores e entidades. Interessados podem se inscrever pelo site Sympla.
O congresso conta com o apoio institucional da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e de diversas associações municipais, incluindo AMFRI, AMREC, AMURES, AMAUC, AMVALI, AMURC, AMERIOS, AMARP, AMESC, AMAVI, GRANFPOLIS, AMUNESC, AMNOROESTE e AMPLANORTE.