Centro de Coleta de Sucata de Alumínio é inaugurado em Gravataí com investimento de R$ 2,6 milhões
Na última quarta-feira (30), Gravataí passou a contar com o primeiro Centro de Coleta de Sucata de Alumínio da Novelis no Rio Grande do Sul. Instalado no bairro Barnabé, o novo centro é o 15º da empresa no Brasil e recebeu um investimento de R$ 2,6 milhões. A unidade tem capacidade para processar até 1 mil toneladas de sucata de alumínio por mês, incluindo estruturas para o recebimento e preparação de materiais, onde cooperativas, catadores autônomos e pequenos fornecedores vendem latas e embalagens pós-consumo, que são então limpas e compactadas para transporte.
O vice-presidente de suprimentos da Novelis, Alfredo Veiga, destacou o impacto do projeto. “A inauguração do Centro de Coleta da Novelis em Gravataí demonstra nosso compromisso com a região e com a sustentabilidade. A atuação da Novelis garante uma maior proximidade da indústria com os elos iniciais da cadeia de reciclagem, resultando em melhores negociações para os catadores e fortalecendo a economia circular do alumínio no Brasil”, destacou.
Após o processo inicial no centro de Gravataí, a sucata é enviada à fábrica da Novelis em Pindamonhangaba, São Paulo, onde ocorre a reciclagem e a transformação do alumínio em chapas. A unidade paulista é um dos maiores complexos integrados de laminação e reciclagem de alumínio do mundo, com capacidade anual de 720 mil toneladas para laminação e 500 mil toneladas para reciclagem.
De acordo com o gerente sênior de negócios da empresa, Gustavo Faria, a reciclagem de alumínio destaca um papel importante para o meio ambiente e gera empregos. “O alumínio é uma matéria-prima extremamente reciclável e sustentável. A reciclagem é um negócio que gera emprego e cria oportunidades, promovendo valor compartilhado e uma remuneração justa”, afirmou.
O prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo, celebrou a inauguração, mencionando o papel da empresa no avanço da sustentabilidade na cidade. “A Novelis tem um papel essencial na promoção de práticas sustentáveis e na redução do impacto ambiental. Com mais de 82 milhões de latas de bebidas recicladas anualmente, o novo centro contribui diretamente para a preservação do meio ambiente”, concluiu.