Encontro discute implementação de curso técnico em robótica no Colégio Sinodal
Na última quarta-feira (21), uma reunião foi realizada entre o Pradotech, o Colégio Sinodal Prado Gravataí e o Instituto GM com a secretária estadual de Inovação, Simone Stülp, para discutir a criação de um curso técnico em automação industrial com foco em robótica. A proposta busca aproveitar a infraestrutura da célula robótica doada pela GM, já instalada no Colégio Sinodal, e formalizar um programa de formação profissional na área.
Atualmente, o Colégio Sinodal oferece cursos de forma esporádica, mas a intenção é estruturar um curso técnico formal, com visão de longo prazo, que possa atender às demandas do mercado e capacitar novos talentos. O objetivo da reunião foi obter o apoio da secretária Simone Stülp para a criação desse curso e aumentar as chances de aprovação pela Secretaria de Educação.
A reunião contou com a participação do Gestor do Pradotech, Christian Antunes, o Diretor do Colégio Sinodal, Tiago Becker, o Presidente do Pradotech, Carlos Gerdau Johannpeter, o Diretor Financeiro do Pradotech, Delmar Gentil e a Presidente do Instituto GM, Daniela Kramer. O Pradotech se posicionou como facilitador, buscando abrir portas para que empresas de tecnologia enxerguem a formação profissional qualificada na área de robótica como uma oportunidade de desenvolvimento de novos talentos.
Além disso, o curso proposto se alinha ao histórico do Colégio Sinodal, que já oferece o curso de desenvolvimento de sistemas. Atualmente, a instituição tem uma turma prestes a se formar, uma segunda em andamento e uma terceira programada para o próximo ano.