Com seis bombas fora de operação, bairros de Cachoeirinha enfrentam nova inundação
A água do Rio Gravataí voltou a invadir as ruas de Cachoeirinha nesta sexta-feira (21), moradores do bairro Vila Eunice Velha, enfrentam novamente as cheias do rio. A situação é agravada pelo mau funcionamento de parte das bombas de escoamento da cidade.
Das nove bombas fixas destinadas ao escoamento de água, seis estão fora de operação. Na Casa de Bombas da Rua Nilo Peçanha, as três bombas fixas restantes continuam funcionando, auxiliando na remoção da água. Em contrapartida, na Casa de Bombas da Rua João Pessoa, que já está inundada, duas bombas móveis foram instaladas como medida emergencial para tentar controlar a situação.
Durante o dia a Prefeitura realizou uma live e emitiu um “alerta preventivo de evacuação” para os bairros que já foram atingidos na enchente de maio. A orientação é que os moradores elevem seus móveis a até um metro de altura e, se possível, se abriguem em casas de familiares para evitar danos maiores.
Os bairros em alerta são: Carlos Wilkens, Jardim Mauá, Veranópolis, Vila Eunice, Santo Ângelo, Imbuí, Loteamento Nossa Senhora Aparecida, jardim Conquista, Meu Rincão e Parque da Matriz.
O Rio Gravataí segue próximo a cota de inundação de 4,75 metros, às 17 horas se manteve estável em 4,66 metros. É possível acompanhar o nível dos rios clicando aqui.