TRIS Industrial e Prefeitura de Gravataí desenvolvem projeto de Inovação Ambiental
Na última semana, a TRIS Industrial, localizada no Distrito Industrial de Gravataí, recebeu representantes do Executivo Municipal para discutir uma importante iniciativa em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. A empresa está desenvolvendo uma Prova de Conceito (POC) para a criação do HUB de Inovação Ambiental, focado na Recuperação Energética de Resíduos. Este centro, denominado Energytech no setor de energia e Cleantech no setor ambiental, servirá de suporte e desenvolvimento para startups verdes.
O projeto tem como principais objetivos, eliminar passivos ambientais, promover a economia circular, reduzir gases de efeito estufa, obter créditos de carbono, estimular a reciclagem e fomentar emprego e renda. Todas as ações são baseadas em princípios éticos, respeito e valorização da diversidade social.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Diego Moraes, destacou que Gravataí vem se tornando referência em sustentabilidade e tecnologia, sendo a cidade ideal para novos empreendimentos e investimentos. “Todo empreendedor que produz uma tecnologia inovadora, ecológica e sustentável terá em Gravataí a cidade ideal para fazer seus investimentos. Assim como a TRIS procurou o município, outras empresas estão interessadas em se estabelecer aqui”, afirmou.
De acordo com a Assessora Especial do Gabinete do Prefeito e Coordenadora de Projetos e Captação de Recursos (SMFPO), Selma Fraga, A visita representa um avanço significativo para a sustentabilidade do município. “Com parcerias sólidas e um foco claro na inovação e responsabilidade ambiental, a cidade está se posicionando como um modelo de desenvolvimento sustentável, capaz de gerar impactos positivos duradouros para a comunidade e o meio ambiente”, ressaltou.
O CEO da TRIS Industrial, Hilário Salvatori Junior, explicou que o objetivo do projeto é fornecer soluções específicas para a cadeia produtiva da indústria. “Nosso objetivo é proporcionar soluções específicas referentes à cadeia produtiva da indústria com esta planta em escala industrial, no que se refere à reciclagem e reaproveitamento de resíduos, contribuindo para uma economia mais verde e circular”, concluiu.
A comitiva incluiu, além do secretário de Meio Ambiente, Diego Moraes, e da Assessora Selma Fraga, o fundador da FeedStock Solutions, Thiago Dai Pra.