Instituto Caldeira reabre com ações de apoio a empreendedores atingidos pelas enchentes
Na última segunda-feira (10), o Instituto Caldeira, um dos principais hubs de tecnologia e inovação de Porto Alegre, reabriu suas portas após quase 40 dias de suspensão das atividades devido às enchentes.
A retomada das operações está ocorrendo de forma gradual, com as atividades concentradas nos dois pavimentos superiores, enquanto o térreo permanece em processo de limpeza. As salas de reunião do segundo e terceiro pisos agora abrigam as empresas originalmente instaladas no primeiro andar, onde as águas alcançaram mais de 1 metro e meio de altura.
Atualmente, cerca de 500 membros fazem parte da comunidade Caldeira e a sede abriga 130 empresas e instituições, que temporariamente foram acolhidas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).
De acordo com o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, o hub está focado na reconstrução, e a reabertura exemplifica isso. “Nós vivemos nos últimos dias um cenário quase de guerra. Hoje é um dia muito importante e especial, pois estamos reabrindo o hub quase 40 dias após as enchentes que nos afligiram. Enquanto o primeiro andar foi completamente destruído e está em processo de regeneração, estamos focados em reabrir os demais espaços e retomar as atividades”, afirmou.
Uma comunidade antifrágil
O Instituto Caldeira foi fundado na pandemia por 43 empresas e agora enfrenta um novo teste de resiliência, força e antifragilidade com a questão das enchentes.
“A gente tem muita segurança e muita convicção de que vai ser uma jornada muito longa, mas que vamos sair disso muito mais fortes. Seja enquanto instituição, mas principalmente enquanto comunidade, porque vimos nas ruas uma alta capacidade de solidariedade da sociedade civil, e o que imaginamos é que isso, de alguma maneira, terá um residual muito favorável para a construção de uma comunidade que colabora entre si”, destacou Pedro.
Dessa forma, nos próximos 20 dias, o Instituto Caldeira está concentrado em ações para apoiar a recuperação dos empreendedores afetados. Uma dessas iniciativas é a criação da Sala de Apoio ao Empreendedor, que conta com o apoio do Sebrae e outros parceiros.
A Sala de Apoio ao Empreendedor é uma iniciativa que visa oferecer orientação e suporte especializado para empreendedores que estão enfrentando dificuldades. Os encontros da Sala de Apoio serão realizados em formatos online e presencial, focados na gestão de crise e com a participação de mentores de diversas instituições. Esses mentores estarão disponíveis para auxiliar os empreendedores com suas dúvidas e fornecer conselhos sobre como superar os desafios atuais. Além disso, haverá 6 sessões e 20 vagas para empreendedores. O primeiro ciclo de sessões abordará o tema de recursos financeiros, oferecendo informações e estratégias para ajudar os empresários a acessarem fontes de financiamento e gerenciarem suas finanças durante este período de recuperação.
“Não temos plano B; precisamos fazer dar certo. Estamos certos de que sairemos dessa crise mais fortes e unidos”, concluiu Pedro.