Ambientuus atua como voluntária na gestão de resíduos hospitalares durante enchentes no RS
A Ambientuus, referência em coleta, transporte e tratamento de resíduos de saúde, está atuando como voluntária na gestão de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em seis hospitais de campanha no Rio Grande do Sul. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) solicitou o apoio da empresa pelo alto risco gerado à população e ao meio ambiente em caso de descarte irregular desse material.
Devido às enchentes que têm atingido o estado nas últimas semanas, a Ambientuus, em parceria com o Exército Brasileiro, disponibilizou aos hospitais de campanha 20 bombonas de 200 litros e 500 sacos de 100 litros para armazenar os resíduos hospitalares de forma segura.
Além disso, a Ambientuus está atuando também de forma voluntária no abrigo provisório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, onde está recolhendo semanalmente 400 litros de resíduos do espaço destinado aos pets.
Segundo o engenheiro da Ambientuus, Ibernon Campos, a decisão de atuar voluntariamente nestes locais veio após constatar que, apesar das enchentes, a unidade da empresa não foi prejudicada. “Temos vários clientes em Eldorado do Sul, Canoas e São Leopoldo, que foram duramente afetados pelas enchentes. Então, decidimos colaborar com a comunidade, inclusive no abrigo para pets na Ulbra, fornecendo bombonas para resíduos de saúde”, afirmou.
A iniciativa da Ambientuus é crucial para evitar o descarte irregular dos chamados lixos hospitalares, que representam um alto risco à saúde pública e ao meio ambiente. Com essa ação, a empresa contribui para a gestão adequada dos resíduos gerados durante a emergência causada pelas enchentes no estado.