Defensoria Pública do RS facilita emissão de documentos em abrigos de Porto Alegre e Canoas
A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, em colaboração com o Tribunal de Justiça gaúcho e o Governo do Estado, está promovendo uma série de atendimentos nos abrigos montados em Porto Alegre e Canoas para as pessoas desalojadas devido às recentes enchentes.
Nesta segunda-feira (13), a ação do Projeto Identifica, está sendo realizada nos abrigos instalados no Sindicato dos Metalúrgicos e na Universidade La Salle, em Canoas. Em Porto Alegre, uma equipe da DPE/RS estará na Afisvec, localizada na zona sul da capital, além de outro alojamento a ser definido.
A união de esforços estabeleceu um protocolo para a obtenção de certidões de nascimento ou casamento, tanto de forma virtual quanto física. Essa iniciativa visa facilitar o acesso aos serviços públicos essenciais por parte dos cidadãos que atualmente não possuem qualquer documentação, além de possibilitar encaminhamentos para demandas futuras, como benefícios previdenciários e assistenciais.
Na última sexta-feira (10), os atendimentos foram realizados no Colégio Espírito Santo, em Canoas, e nos abrigos do Morro do Sabiá e da Escola Municipal Elyseu Paglioli, em Porto Alegre.
Aqueles que perderam seus documentos devido às enchentes e estão acolhidos por familiares ou amigos podem solicitar a emissão de novas vias das certidões de nascimento e casamento nos seguintes registros civis de Porto Alegre:
– 5ª zona: Rua Dr. Campos Velho, 1327 – Cristal
– 6ª Zona: Avenida Sertório, 6799 – Sarandi
– 7ª zona: Rua Dr. Cecílio Monza, 10960 – Belém Novo
– 8ª zona: Avenida Edgar Pires de Castro, nº 1925, Loja 09 – Hípica
Essa iniciativa visa oferecer suporte às vítimas das enchentes, possibilitando a regularização documental e o acesso a serviços essenciais. Devido a alta demanda a Defensoria está organizando para percorrer mais abrigos e conseguir realizar a ação em outras localidades.
Foto: Ricardo Stuckert – PR