Pesquisa do Sebrae RS revela que cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram afetadas por alagamentos no Estado
Segundo levantamento do Sebrae RS, cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram diretamente afetadas pelos recentes alagamentos no Rio Grande do Sul. Os impactos foram especialmente sentidos nas regiões da Serra, Vale do Taquari e Região Metropolitana, atingindo uma parte considerável dos municípios gaúchos.
Diante dessa situação, o Sebrae RS lançou uma Pesquisa para Avaliação do Impacto das Enchentes nos Negócios do RS, buscando entender de forma precisa como essas empresas foram afetadas e como estão lidando com as consequências. A pesquisa está disponível para resposta online Clicando Aqui.
O questionário visa coletar informações sobre o tamanho do negócio afetado, se ainda está em funcionamento, os danos causados pela enchente, estimativa de prejuízo financeiro, quantidade de colaboradores, existência de seguro, necessidade de crédito para retomada das operações e as expectativas dos empreendedores para os próximos meses.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, é fundamental a atuação conjunta para enfrentar esse momento desafiador. “Entendemos que o momento é para salvar vidas, restabelecer os sistemas básicos e garantir a segurança de todos. Neste sentido, reforçamos o compromisso da organização no desenvolvimento do estado e de nossa luta histórica, promovendo o crescimento e a restauração por meio do empreendedorismo. Estamos atuando de forma gradual, porém efetiva, junto às entidades e aos poderes público e privado na reconstrução do nosso estado”, concluiu.
A pesquisa é uma ferramenta importante para subsidiar ações que visem a recuperação e o apoio aos empreendedores afetados pelos alagamentos, contribuindo para a retomada da economia local e o fortalecimento do empresariado gaúcho.
Fotos: Roselaine Vinciprova