Secretária de Inovação de Gravataí destaca avanços no cenário da gestão pública durante o South Summit Brazil
Na última sexta-feira (22), Gravataí foi representada no South Summit Brazil pela titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga. A secretária participou do Painel “Avanços na Incorporação de Soluções Inovadoras na Gestão Pública da Região Metropolitana” no espaço RS Innovation Stage.
Considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo da América Latina, o South Summit recebeu no Cais Mauá mais de 23,5 mil pessoas de 55 países diferentes e mais de 800 speakers em 7 palcos de conteúdo.
Durante o painel a secretária compartilhou as políticas públicas para o desenvolvimento do ecossistema local e a integração do município no mapa de inovação do Estado. Além disso, destacou os avanços nos programas de pré aceleração de Startups, a criação de ferramentas para enfrentar os desafios climáticos dos últimos tempos e a quantidade de startups que serão levadas para o Gramado Summit em abril.
“Nós vamos para a Gramado Summit, primeira edição levamos cinco startups, segunda edição 20 e agora vamos com 40 startups, então acho que estamos no caminho certo”, ressaltou.
Além de Fraga, compunham o painel a secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, além do prefeito de Esteio e atual presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana, Leonardo Duarte Pascoal.
Gravataí vem se destacando quando o assunto é inovação e recentemente foi para a final estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Este prêmio, promovido pelo Sebrae, tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras lideradas por governos municipais, visando melhorar o ambiente de negócios, promover o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento territorial.
A cerimônia de premiação está agendada para a próxima quarta-feira, dia 27 de março, às 17h, e será realizada no Clube Grêmio Náutico União. Em caso de vitória, Gravataí terá a oportunidade de representar o estado na final nacional, que será realizada posteriormente em Brasília.
Gravataí está competindo em duas categorias distintas: Prefeitura Empreendedora e Inclusão Produtiva. Na categoria Prefeitura Empreendedora, o município apresentou uma série de programas e iniciativas inovadoras, incluindo o Startup Gravataí, Usina de Talentos, Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag), Curso Smart Gov, Semana Govtech, Sala do Empreendedor, Prova de Conceito (POC) e legislação e incentivo à inovação. Já na categoria Inclusão Produtiva, Gravataí se destacou com a Feira Agrorrural de Gravataí (Fearg) e a Rua Aberta.