Hackathon Gravataí 2024 gerou inovações no Varejo e distribuiu mais de R$ 15 mil em prêmios
Nos últimos dias 14, 15 e 16, Gravataí reuniu 36 jovens, no Senac Gravataí para discutir o “Futuro do Varejo”, em sua primeira edição do ano do Hackathon Gravataí 2024. Promovido pela Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), em colaboração com o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (Comcet) e o Fundo de Inovação e Tecnologia (FIT), juntamente com parceiros como Sebraex, Wise Innovation, Lex Consultoria, Senac e Ivales, o evento distribuiu mais de R$ 15 mil em prêmios.
Durante os três dias de atividades, os jovens foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor varejista. Além das atividades de desenvolvimento, houve palestras e orientações ministradas por Giuliano Cogo, consultor do Sebrae, e apoio de mentores para esclarecer dúvidas.
Na sexta-feira, as sete equipes participantes, apresentaram suas soluções preliminares para um painel de três mentores, que desempenharam o papel de jurados. No sábado, diante de uma banca de cinco jurados, as equipes finalistas apresentaram suas soluções, com base em critérios predefinidos, culminando na escolha dos vencedores.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou o sucesso do evento, elogiando o empenho e dedicação dos participantes. “Quero parabenizar todos os participantes pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo desses dias intensos de trabalho colaborativo. Foi inspirador ver como nossos talentos locais se uniram para enfrentar os desafios do varejo com soluções inovadoras”, comentou.
Já a secretária da Smict, Selma Fraga, expressou sua satisfação com o engajamento da comunidade no evento, enfatizando o compromisso em apoiar o crescimento do setor varejista local.
“Expresso minha satisfação em ver o entusiasmo e a participação ativa de nossa comunidade no “Hackathon – O Futuro do Varejo”. Estamos comprometidos em apoiar e incentivar o crescimento do setor varejista em nossa cidade e eventos como este são apenas o começo de uma jornada emocionante rumo a um futuro mais próspero e tecnologicamente avançado para o varejo local”, destacou.
As três equipes premiadas foram:
- Glamify: Desenvolveram um aplicativo que facilitaria o acesso a tratamentos de beleza para mulheres por meio de planos e acúmulo de pontos. Composta por Emilly Camargo, João Pedro Soares, Vitória Santos Fagundes, Joseph de Andrade e Maria Eduarda Freitas.
- QuantumX: Criaram um chatbot no WhatsApp para auxiliar o público idoso a realizar compras online de forma mais acessível. Composto por Rafael Reis, Pedro Henrique Gonsalves, Marcelo Lopes Tozon, Ana Karolina Alves, Fernanda Ferreira e Vitória Lima da Silva.
- AiStock: Desenvolveram um sistema de controle de estoque utilizando inteligência artificial e o WhatsApp, proporcionando relatórios mais detalhados e precisos. Composta pelos participantes Felipe de Leonel Batista, Luan Severino, Jonas Luis, Eduarda de Rosa e Rafaella Nascimento.
A equipe organizadora do evento foi composta por Fabiana Machado e Carlos Joel de Souza Jr, sob a coordenação de Marsala Constante. O Hackathon Gravataí contou com o apoio de diversos patrocinadores, incluindo Digicon/Perto (Ouro), Sicredi (Prata), Star Telecom (Bronze), Sogil, Cremolatto, Clima Solis e Sindicato da Guarda Municipal (Embaixadores), Faculdade CNEC Gravataí, Ulbra, Concremold, Anexo Tecnologia, AlertaCar, Clínica Millenarium, CIEE RS, Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI) e Tarrasconi Corretora de Seguros (Colaboradores)
Fotos: João Ricardo