Evento do Instituto PradoTech debate como a Agenda ESG favorece a inovação
No dia 26 de março, terça-feira, a partir das 13h30, a Casa das Startups será palco do evento “Agenda ESG para Negócios Inovadores”, organizado pelo Instituto PradoTech. A crescente urgência de enfrentar desafios climáticos e sociais tem levado as empresas a adotarem a Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) como uma estratégia essencial.
Dessa forma, especialistas renomados compartilharão insights sobre como as empresas podem integrar práticas sustentáveis e responsáveis em suas operações. Com mediação de Clara Johannpeter, fundadora da Startup NForest, a primeira parte do encontro destacará a necessidade de um diálogo aberto e transparente sobre a agenda ESG.
Conheça os Painéis disponíveis no evento
Sendo dividido em quatro painéis, durante o primeiro, serão abordadas as perspectivas do ESG, com Daniela Kraemer, líder ESG em multinacional do setor automobilístico, falando sobre a Importância da Comunicação na Agenda ESG, Marcelo Dutra da Silva, ecólogo, doutor em Ciências e pesquisador, trazendo as Melhores Práticas de Responsabilidade Socioambiental, e da Perspectiva do Estado do Rio Grande do Sul, com a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stulp. Além disso, com o tema “ESG: uma agenda de múltiplos agentes”, Elaine Montezzana, fundadora da Consonante, consultora de governança, risco e compliance, mediará as discussões sobre governança, dimensão ambiental e social.
Durante o painel dois, os participantes se aprofundarão na esfera da Governança, com tópicos sobre Programas de Integridade e Ética Empresarial, com Ernani Fração, Compliance Officer para Américas e Oriente Médio de Healthtech Americana, e a Padronização de Reportes Contábeis e Investimentos Verdes, com Zulmir Breda, representante de entidade de abrangência nacional com atuação na implementação de padrões globais de ESG no Brasil.
Além disso, no painel três, na esfera ambiental, as palestrantes Vlanilda Luz, bióloga, educadora e consultora, e Bárbara Borges, gestora ambiental de Indústria do Polo Automobilístico de Gravataí, trarão suas experiências e perspectivas sobre questões como licenciamento ambiental e educação ambiental corporativa. Serão discutidos também tópicos como a integração da sustentabilidade na política de ESG das empresas e as práticas de responsabilidade socioambiental.
Finalizando com a esfera social, a jornalista, mestra e doutora em Ciências da Comunicação, Márcia Bernardes, e o Educador Social, Leonardo Chinellato, compartilharão suas visões sobre o financiamento corporativo de projetos sociais e a importância da educação digital na agenda ESG.
O evento é uma oportunidade única para líderes empresariais, empreendedores e profissionais interessados em entender e implementar práticas de ESG em suas organizações. Com apenas 50 ingressos disponíveis, os interessados podem adquiri-los até o dia 26 de março clicando aqui.