Prefeitura de Gravataí promove formação de Robótica Educacional para professores da rede municipal
Na última segunda-feira (4), a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Educação (Smed), realizou uma formação de Robótica Educacional, organizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo, durante todo o período da manhã e tarde.
Professores e supervisores das 22 escolas participantes do projeto se reuniram para compartilhar experiências e discutir estratégias para aprimorar a implementação da Robótica Educacional no currículo escolar. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Vinícius de Moraes, Osório Ramos Corrêa e Nova Conquista destacaram suas experiências bem-sucedidas, fornecendo insights valiosos para as demais escolas presentes.
Após as apresentações, o NTE forneceu orientações estratégicas para a organização e desenvolvimento do projeto ao longo do ano de 2024, com o objetivo de fortalecer a integração da Robótica Educacional no ensino e maximizar seus benefícios para os alunos.
“Nosso objetivo é expandir ainda mais este projeto, que tem mostrado resultados significativos. Nas 22 escolas participantes, a integração da tecnologia educacional tem proporcionado experiências enriquecedoras e inovadoras para os estudantes, tanto dentro como fora da sala de aula, através da participação em torneios e eventos na área”, explicou Tuane Dihl, responsável pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais.
As escolas já receberam 84 kits para uso em aulas de robótica, incluindo Lego Steam Parque para a educação infantil, Lego Spike Essential para os anos iniciais e Lego Spike Prime para os anos finais. Além disso, as aulas também abordam a perspectiva da Cultura Maker e da robótica sustentável.
O movimento Cultura Maker é uma evolução do conceito “Do it yourself” (Faça você mesmo), destacando a ideia de que qualquer pessoa, com as ferramentas e conhecimentos adequados, pode criar suas próprias soluções para problemas do dia a dia.