Após 7 anos de espera, a nova Sede da Associação Pais e Amor é inaugurada em Cachoeirinha
Na última quinta-feira (29), aconteceu a inauguração da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha – Pais e Amor. Após 7 anos de espera, o pavilhão multiuso, está agora pronto para servir às necessidades das 400 famílias atendidas pela associação.
Durante a cerimônia, a presidente Cátia Medeiros compartilhou a jornada difícil até este momento, destacando como a Associação desempenhou um papel vital no desenvolvimento de seu filho. “Então, a minha família é a prova viva, que somente as terapias, uma medicação de qualidade, pode tirar qualquer autista dessa zona que a gente estava vivendo. É uma zona muito triste, a gente perde as forças, perde a coragem e não tem mais vontade de lutar, porque tu acha que tudo está perdido, que ninguém vai te entender. E a gente está com vocês, eu já ganhei muito mais do que eu entreguei para a associação”, destacou.
O prefeito Cristian Wassem anunciou um importante apoio financeiro da prefeitura, aproximadamente 240 mil reais, para contribuir com o trabalho da Associação. Ele ressaltou a união e persistência da associação desde sua fundação em 2016, destacando como um pequeno grupo de mães começou um trabalho que agora beneficia muitas famílias.
“Nós temos contrapartidas das empresas, que não foi cobrado pelas gestões anteriores, mas nós estamos cobrando. E nós vamos ter aproximadamente 240 mil reais para a contribuição da prefeitura, para a Pais e Amor”, ressaltou.
Durante o evento, foram inauguradas as instalações da parte térrea da sede, incluindo banheiros adaptados, uma sala de terapia integrativa e um espaço de convivência. No entanto, a presidente Medeiros destacou que as obras ainda não foram totalmente concluídas e fez um apelo para o apoio necessário à inauguração do segundo andar, que ampliará ainda mais os serviços oferecidos pela Associação.
Durante seu discurso, o padrinho Eliseu expressou sua admiração pelo momento, destacando que é difícil dimensionar a importância desse marco para a comunidade autista e para aqueles que os apoiam. “É um momento que a gente não pode dimensionar e eu duvido quem pense nesse assunto e conheça um pouco do assunto do autismo, consiga dimensionar a importância desse momento”, destacou.
Atualmente, a Associação Pais e Amor atende a 400 famílias e desempenha um papel crucial na oferta de suporte às pessoas autistas da região. Oferece acolhimento psicológico, assistência social, apoio jurídico voluntário e atividades de conscientização sobre o autismo em Cachoeirinha.
O pavilhão agora abrigará atividades de acompanhamento multidisciplinar e atendimentos com profissionais voluntários, visando promover uma maior integração dos autistas na sociedade e continuando os projetos de motricidade, artes, cursos e grupos de convivência.