Presidente da ACC, Mari Valim revela projetos, realizações e perspectivas para 2024
Dando seguimento à série de entrevistas com representantes das entidades empresariais da região metropolitana, a equipe do Portal Mais Matéria conversou com a presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), Mari Valim, que compartilhou os principais desafios, realizações e planos da entidade para 2024. Durante a entrevista, Mari destacou a importância do engajamento dos empresários como elemento fundamental para o sucesso das ações da associação.
“Durante os últimos dois anos, enfrentamos diversos desafios em nossa gestão. Desde a instabilidade gerada pelas mudanças políticas até os impactos contínuos da pandemia, cada dia foi uma oportunidade para superarmos obstáculos e avançarmos com nossos projetos”, destacou.
Jornada Empreendedora e Sessão de Negócios – Capacitação e Networking
Entre as principais realizações da última gestão está o projeto Jornada Empreendedora, que proporcionou capacitação e networking para cerca de 30 empresas da região. Além de promover qualificações, a iniciativa proporcionou aos participantes a oportunidade de trocarem informações, realizarem visitas técnicas e fortalecerem suas redes de contatos.
Segundo a presidente, a partir do sucesso da edição de 2023, a associação está motivada a continuar investindo nesse tipo de iniciativa, visando apoiar o desenvolvimento e o crescimento dos negócios.
“Então, queremos dar seguimento a este projeto em 2024 também. A edição de 2023 foi um grande sucesso, tivemos um grande número de empresas inscritas e conseguimos fazer um bom trabalho em relação a isso”, destacou.
Para 2024, a ACC planeja expandir ainda mais esse projeto, buscando oferecer capacitações mais robustas e direcionadas às necessidades específicas dos empresários. A intenção é aprofundar o programa, proporcionando uma qualidade ainda maior de entrega para os participantes, com foco em aspectos mais específicos.
Outro destaque importante durante a gestão foi a realização da Sessão de Negócios, uma iniciativa que se alinha ao propósito da ACC, que é o de promover o desenvolvimento e fortalecimento das relações empresariais em Cachoeirinha. Para Mari Valim estas atividades são importantes para criar oportunidades de negócios entre as empresas da região e facilitar a troca de experiências.
“Eu digo assim, se não faz negócio no dia, leads já são conquistados ali para uma futura negociação, um futuro negócio ou até mesmo uma indicação. Então, isso são as relações, é isso que gostamos de trabalhar dentro da entidade”, afirmou.
Para a presidente Mari Valim, essa dinâmica promove a descoberta e o reconhecimento mútuo entre as empresas da cidade, muitas vezes desconhecidas entre si, ampliando assim as oportunidades de colaboração e crescimento.
Marcas em Destaque: Reconhecimento do Empreendedorismo Local
Além dos projetos para promover o networking entre empresários, a ACC investe no reconhecimento do empreendedorismo local através do “Marcas em Destaque”. O evento que acontece anualmente, tem como objetivo valorizar e destacar as empresas mais lembradas em seus respectivos segmentos.
Para a presidente da ACC, o “Marcas em Destaque” representa mais do que uma simples premiação, é o reconhecimento ao compromisso das empresas com a excelência, o serviço ao cliente e a inovação.
“É o retorno para o empresário do trabalho que ele faz o ano
inteiro. Então, ele ser a marca mais lembrada no seu segmento, é o reconhecimento do trabalho que ele faz, da qualidade do serviço que ele entrega, porque eu acredito muito que aquela empresa que fornece um bom atendimento, fornece um bom produto, que presta um bom serviço, com certeza ela é lembrada”, reforçou.
Além da visibilidade que o Marcas proporciona às empresas, abre portas para que negócios de diferentes setores sejam lembrados. Em 2023, foram cuidadosamente selecionados 60 segmentos para garantir uma representação abrangente da diversidade empresarial existente em Cachoeirinha.
Para 2024, a presidente revelou que a entidade está avaliando o calendário do evento, com a possibilidade de torná-lo bienal, sendo intercalado com o ano eleitoral. Na posição de empresária, Mari Valim expressou sua preferência por manter o evento anualmente, mas ressaltou que a decisão final não cabe a presidente e sim a mesa diretora, que é parte importante nos direcionamentos da entidade. Por isso, no próximo mês será realizada uma reunião para debater e discutir essa questão.
“Temos uma diretoria, onde quem toma decisão não é o presidente, é a mesa diretora, então vamos levar essa questão para reunião no próximo mês, com certeza vamos definir, pois se mantivermos anual, começamos a trabalhar em março. Porque é um grande projeto que a ACC realiza”, ressaltou.
Noite Empreendedora e a União dos Núcleos de Mulheres
O Noite Empreendedora, evento ocorrido em novembro, combinou diversas áreas em um grande encontro, envolvendo palestras, networking entre empresas, exposição de produtos e cases inspiradores. Além disso, o evento concentrou múltiplas atividades em um só lugar, alcançando e impactando um grande número de pessoas.
O Noite Empreendedora foi realizado em colaboração com os Núcleos de Mulheres da ACC, que são reconhecidos por sua força e contribuição ao longo dos 41 anos da entidade. Dessa forma, os núcleos surgiram para fortalecer ainda mais as atividades já desenvolvidas, proporcionando um legado significativo, como o primeiro núcleo de mulheres que completou 10 anos e celebrou essa marca com o lançamento de um livro.
De acordo com a presidente Mari Valim, o Noite Empreendedora do ano passado foi um exemplo desse fortalecimento, unindo dois núcleos em um grande evento e mostrando na prática o que é o associativismo.
“E o Noite Empreendedora, o ano passado, culminou com os dois núcleos, trabalhando em um grande evento, mas realmente trazendo isso, fortalecendo a entidade, que já tem uma história ao longo desses 41 anos, mas, principalmente, podendo trazer pessoas e mostrar o que é o associativismo na prática. Porque o evento do Noite Empreendedora foi isso, foi a união das pessoas, dos empresários, de dois núcleos em prol do associativismo com o outro”, explicou.
Nova Sede: Marco para o Desenvolvimento Empresarial
Um dos projetos mais aguardados pela comunidade empresarial é a inauguração da nova sede da ACC, agendada para o dia 4 de abril. A construção dessa sede representa não apenas um marco físico, mas também um símbolo do compromisso da associação em oferecer estrutura e suporte para o crescimento dos negócios locais.
A presidente compartilhou que a construção da sede tem sido um dos maiores desafios e prioridades da associação. A obra iniciada entre 2014 e 2015, está prestes a ser inaugurada, apesar dos obstáculos que atrasaram o cronograma original, a presidente destaca a grandiosidade da nova sede e relembra que a entidade não possui fins lucrativos, que a construção da sede é um esforço coletivo, não apenas da diretoria, mas de todos os associados que contribuíram com doações e projetos para arrecadar fundos.
Localizada no bairro Vila City, a nova sede da ACC, terá um auditório com mais de 100 lugares, abrigará o Polo da Faculdade do Comércio, além de espaços para capacitação, treinamentos e palestras.
“Falamos que vai ser a casa do empreendedor, então aquele seja pequeno ou grande, seja quem está iniciando, seja MEI, ou se quer abrir uma empresa, a gente entende que a ACC é para eles”, destacou Mari Valim.
Além da nova sede, a ACC está de mudança visual e em breve uma nova era da Associação, será apresentada combinando com a renovação da entidade.
“Estamos empolgados com as oportunidades que o futuro reserva. Com a renovação de marca e o reposicionamento de mercado, acreditamos que podemos alcançar ainda mais sucesso e fazer a diferença na vida dos empresários e da comunidade em geral”, concluiu.
FNIC: Maior Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha
Além da nova sede, a ACC também está se preparando para a Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha (FNIC), um evento realizado em conjunto com o Centro da Industrias de Cachoeirinha (CIC) e Prefeitura, que promete reunir empresas locais e fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico da região.
Desde 2023, todos os estandes para a feira já foram vendidos, para Mari Valim esse é um reflexo do reconhecimento do trabalho realizado pela Associação Comercial e da confiança dos empresários no potencial do evento.
“A Fnic nos mostrou mais uma vez que temos o empresário do nosso lado e que temos a confiança deles, essa relação ela não é da noite para o dia, ao longo desses 41 anos, indo para 42, ao longo dessa história que foi construída, então isso nos mostra o quanto é importante o trabalho que a gente faz”, ressaltou.
A feira não é apenas um evento de negócios, mas também uma oportunidade de celebrar essa parceria e o potencial de crescimento conjunto. “E a Fnic é uma celebração também, de união de todos os estandes. De união de esforços, quando a gente fala do no associativismo, a gente não pode falar somente da associação, a gente fala de todos”, concluiu.
Com grandes projetos e uma visão clara para o futuro, a Associação Comercial de Cachoeirinha continua a ser uma força motriz para o desenvolvimento econômico e empresarial da região.