Projeto “E Se Fosse Tu?” promove acessibilidade e empatia nos bairros de Gravataí
No último sábado (03), o projeto “E se fosse tu?” chegou ao Parque dos Anjos, em Gravataí. Com itens como vendas para os olhos, bengalas e uma cadeira de rodas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão e da acessibilidade nos ambientes. Idealizada pela ativista e mulher com deficiência visual, Patrícia Lisboa, em parceria com seus amigos, a ação oferece experiências cotidianas que incentivam as pessoas a se colocarem no lugar do outro.
Além disso, o projeto conta com o apoio do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roberto Barbosa que compartilha com os moradores dos bairros visitados suas experiências, rotinas e a importância da acessibilidade.
De acordo com Patrícia, levar o projeto para as ruas é importante, não apenas para despertar a empatia nas pessoas, mas também para desmistificar o universo das pessoas com deficiência.
“Muitas vezes, as pessoas se sentem perdidas quando nos encontram na rua, sem saber como agir ou como ajudar. O ‘E se fosse tu?’ nasceu para aproximar e quebrar esses paradigmas”, destaca.
A iniciativa tem conquistado adesão e apoio, com muitas pessoas com diferentes tipos de deficiência buscando se unir ao projeto. No próximo sábado (10), a equipe do “E se fosse tu?” estará no bairro Breno Garcia no turno da manhã. A ideia é percorrer os bairros aos sábados organizando o cronograma conforme a disponibilidade dos voluntários e acessibilidade dos locais para que todas as pessoas com e sem deficiência possam participar.
Para mais informações sobre o projeto, incluindo os próximos locais que serão visitados ou para se voluntariar, entre em contato pelo telefone (51) 985439926.