Após tempestade, Gravataí disponibiliza Formulário Online para pedidos de ajuda
Após quase uma semana desde a tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Gravataí disponibilizou à população um link para solicitar materiais, como lonas e telhas, assim como serviços emergenciais.
O formulário, disponibilizado por meio da Defesa Civil de Gravataí e da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), tem como objetivo agilizar o acesso dos moradores às equipes disponíveis para assistência neste momento.
Como solicitar ajuda:
– Acesse o formulário CLICANDO AQUI.
– Faça login com uma conta de e-mail.
– Inicie o formulário como “Solicitante”.
– Preencha informações pessoais, de contato, endereço e seleção do pedido de emergência.
Dentro do formulário, existem as opções de deslocamento para abrigo público ou para casa de parentes, alojamento, solicitação de lona, pedido de resgate individual ou para algum familiar, solicitação de telhas de 4mm, desobstrução de rua, desobstrução de residência que possua árvores ou galhos impedindo a entrada e saída da moradia, solicitar a retirada de árvores ou objetos em contato com a rede elétrica, além de solicitar a poda emergencial de galhos nas casas.
O coordenador da Defesa Civil, Edson Laguna, destaca que os pedidos serão automaticamente registrados na base de dados da Defesa Civil e serão atendidos o mais rápido possível, considerando a alta demanda atual. Laguna ressalta a importância da ferramenta para agilizar a resposta às necessidades da população, facilitando o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e a Prefeitura. “Pedimos a compreensão pelo volume de trabalho a ser realizado, mas todos serão atendidos”, concluiu.
Os pedidos estão sendo rastreados por um sistema digital que permite que a Defesa Civil e as secretarias tenham acesso ao número de solicitações e identifiquem as regiões com maior demanda. Desde que foi disponibilizado à população até o momento, mais de 400 solicitações foram feitas e os bairros com maiores demandas são Sagrada Família, Vila Rica e Santa Cruz, respectivamente.
De acordo com a Defesa Civil de Gravataí, os materiais e serviços solicitados são destinados exclusivamente a situações de dano no espaço de moradia, e todos os itens requisitados serão entregues e realizados no endereço cadastrado no formulário. Em casos de emergência, a população pode ligar para o número 153 ou utilizar o WhatsApp (51) 9.9677-5371.