Após vendaval, empreendedores de Gravataí e Cachoeirinha calculam prejuízo deixado pelas chuvas
Após noite de vendaval, no Rio Grande do Sul empreendedores de Gravataí e Cachoeirinha calculam prejuízo deixado pelas chuvas. Na última terça-feira (16) ventos de mais de 80 km/h atingiram as cidades da região metropolitana de Porto Alegre, deixando um rastro de destruição e prejuízo na população.
De acordo com Tiago Borba, proprietário do Pampas Carnes em Gravataí as fortes chuvas alagaram seu estabelecimento, ele e a esposa ainda estão fazendo o levantamento dos danos.
“A gente ainda não conseguiu fechar o cálculo, mas só de porta estimo que seja uns 4 mil, de produtos mais 6 ou 7 mil de prejuízo, estamos desde ontem aqui nem fomos embora, agora que voltou a luz vamos ter uma noção melhor do estrago”, lamenta.
Em Cachoeirinha, além da água que invadiu os comércios muitas fachadas e marquises foram arrastadas pela força do vento. No Açai Pôr do Sol, a proprietária Solange Toledo, não imaginava a proporção e a força da tempestade que derrubou parte da estrutura do estabelecimento.
“Ainda não consigo calcular o prejuízo todo, cheguei aqui e não imaginava tudo isso assim, ainda mais sem luz, o sorvete derretendo, meus armários de madeira já inchados, até tirar toda essa lama vai muito tempo”, afirma.
Segundo a Prefeitura de Gravataí mais de 300 funcionários estão trabalhando para realizar limpeza e desobstruir as vias, até o momento, de acordo com a Defesa Civil, a cidade contabiliza 50 desabrigados, 20 desalojados, uma pessoa com ferimentos leves e 150 casas atingidas.
Em Cachoeirinha, conforme a Defesa Civil um homem morreu com a queda de uma marquise de um supermercado e ao menos 10 pessoas ficaram feridas em decorrência do temporal. Além disso, pelo menos 600 casas foram destelhadas, 200 árvores caíram, provocando a interrupção de ruas e atingindo carros.
De acordo com meteorologistas, um choque de massas de ar foi o responsável por causar a tempestade, porém mais chuvas e fortes ventos são esperados para esta quarta-feira (17).