Gravataí reforça compromisso com a diversidade e proteção à mulher
Na última sexta-feira (05), o prefeito Luiz Zaffalon formalizou a posse da nova secretária da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), Analu Sônego. Estabelecida pela Lei nº 4.720 de dezembro de 2023, a Secretaria tem como objetivo ampliar os atendimentos especializados à mulher e fortalecer a Casa Lilás, que agora integra a SMDH.
Além disso, durante a solenidade também foi empossado o novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Gravataí (Comdimgra) e anunciada uma iniciativa inédita no município a criação da Assessoria de Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIA+.
Com uma estrutura própria e orçamento dedicado, a SMDH pretende implementar políticas públicas efetivas para grupos historicamente marginalizados, abrangendo temas como classe social, gênero, orientação sexual, origem étnica e necessidades especiais.
Durante o evento, o prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância de evoluir como sociedade, reconhecendo a diversidade e a necessidade de trabalhar ativamente pelos direitos das mulheres, da população negra, das pessoas com deficiência, dos jovens e da comunidade LGBTQIA+.
“A luta das mulheres é permanente. Criar esta secretaria é um passo fundamental para mudar a realidade enraizada em nossa sociedade. Precisamos de mecanismos e políticas públicas fortes para promover essa mudança”, afirmou.
Para a nova secretária, Analu Sônego esta é a realização de um sonho e destacou o olhar especializado não apenas para as mulheres, mas para os direitos humanos como um todo.
“Nosso principal objetivo é acolher e abraçar esta parcela da população, prestando um serviço de qualidade. Estou realmente muito grata por poder dar início a este serviço e agradeço a todos que trabalharam para que isso fosse possível”, afirmou.
Pensamento na inclusão e diversidade
De acordo com o Dossiê de Mortes e Violências Contra LGBTQIA+, em 2022, uma pessoa é morta a cada 32 horas no Brasil. E em resposta ao alarmante cenário de violência enfrentado por esta comunidade, a Lei 4.720 foi sancionada, criando assim a primeira Assessoria de Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIA+ em Gravataí.
O assessor de Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIA+, Liniker Fraga, destacou a importância do trabalho inédito no município, que busca não apenas debater o tema, mas também propor políticas efetivas para melhorar a qualidade de vida dessa população.
“O novo espaço reforça o compromisso do governo com todas as camadas da sociedade, trazendo visibilidade e abordando questões cruciais para a nossa comunidade. As possibilidades de trabalho são enormes, prometendo conquistas para aqueles que aguardavam por essa visibilidade”, ressaltou.
A assessoria é uma resposta direta à necessidade de enfrentar a violência e promover um ambiente mais seguro e inclusivo para a comunidade LGBTQIA+. A iniciativa, pioneira em Gravataí, busca dialogar com a comunidade e compreender de maneira mais aprofundada os desafios enfrentados atualmente.
Reconhecimento e Compromisso
Durante a solenidade, a delegada da Mulher, Fernanda Generali, enalteceu o funcionamento da Rede Lilás em Gravataí e a integração entre os diversos órgãos envolvidos nesse trabalho.
“Quando trabalhamos a temática da violência contra a mulher, também trabalhamos outras questões que perpassam. Sendo assim, acho muito relevante a criação não só da secretaria da Mulher, mas dos Direitos Humanos. A própria Lei Maria da Penha já coloca que a questão da violência contra a mulher é uma questão dos direitos humanos, mas não é a única”, ressaltou.
Além disso, a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Anna Beatriz, destacou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em seu cotidiano, desde questões educacionais até a segurança básica, exemplificando com a simples troca de uma lâmpada para garantir uma volta segura para casa durante a noite.
“Estou muito feliz e honrada por participar deste momento e da criação desta secretaria. Esta pasta não é apenas da Mulher, é dos Direitos Humanos, e ao falarmos desse tema, abrangemos pessoas negras, idosas e com deficiência. Há muito trabalho pela frente, e parabenizo o prefeito pela sensibilidade ao criar essa secretaria”, afirmou.
A solenidade contou com a presença de assessores de políticas públicas, secretárias e secretários municipais, diretores e representantes do Governo Municipal, além dos vereadores Márcia Becker, Alex Peixe, Bombeiro Batista e Clebes Mendes.