Plataforma de Adoção de Gravataí registra mais de 8 mil acessos em três meses
A poucos dias de completar três meses desde o seu lançamento, a plataforma de adoção da Unidade de Saúde Animal de Gravataí – UsaG, desenvolvida pela startup InTienda, já registrou mais de oito mil acessos e contribuiu para que até o momento sete animais encontrassem um lar. Fruto da parceria entre a Prefeitura de Gravataí, por meio das Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia – SMICT e Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal – Sema, e a startup InTienda, a iniciativa visa simplificar o processo de adoção e encontrar lares para animais residentes da Unidade.
Inicialmente, o catálogo foi lançado com fotos e informações para a adoção de cães; logo, foi atualizado e outros animais foram incluídos. Atualmente, 25 animais estão disponíveis para adoção, entre cães, gatos e cavalos. Ao acessar a plataforma, os adotantes encontrarão uma lista de animais disponíveis, contendo informações como nome, idade, temperamento, altura, uma breve descrição do pet e se ele é castrado. Caso haja interesse em adotar, basta clicar em “Eu quero adotar!”, preencher um formulário simples com nome e e-mail. Após essa etapa, o candidato à adoção será direcionado para o WhatsApp da UsaG, onde poderá agendar uma visita. Uma vez aprovada a adoção e assinado o termo de responsabilidade, o animal estará pronto para se juntar a uma nova família.
De acordo com o CEO da InTienda, Willian Marcos, o catálogo surgiu para facilitar a adoção desses animais, mas também para aproximar a comunidade do Canil Municipal, que fica na área rural de Gravataí. “O Canil é muito longe e de difícil acesso, então você não consegue saber quais são os animais que estão lá e que podem ser adotados. Por isso surgiu o catálogo, para também facilitar a divulgação desses animais”, explicou.
Hoje, os animais são cadastrados na plataforma pela própria Startup InTienda, mas em breve a Prefeitura poderá realizar esta ação, o que irá facilitar para que mais animais sejam disponibilizados para a adoção. “Quem realiza o cadastramento dos animais somos nós, mas estamos terminando uma atualização na plataforma para liberar para a Prefeitura e eles fazerem os cadastros por lá”, destaca Willian.
Clique aqui para acessar a plataforma e adotar seu animal.
Próximos passos e a criação do Adote App
A InTienda foi desenvolvida para criar catálogos digitais para facilitar as vendas pelo WhatsApp, sendo uma Startup voltada ao comércio varejista. Onde o lojista elabora o catálogo com seus produtos, seguindo a lógica de um e-commerce, e o cliente é encaminhado para um atendimento exclusivo com o vendedor, promovendo assim uma abordagem de compra mais personalizada e humanizada. A plataforma de adoção criada pela InTienda representa uma inovação para o município no que diz respeito à causa animal, e a ideia é criar um ecossistema totalmente voltado à adoção.
Além disso, com o impacto gerado pelo catálogo, a InTienda deu origem à Startup Adota App. Essa nova iniciativa assume a responsabilidade de auxiliar a gestão pública a elevar a taxa de adoção de animais por meio da implementação de tecnologia. “A InTienda segue atendendo o varejo, e o Adota App será direcionado às prefeituras, para levar a solução para outros municípios também, porque acaba sendo um problema em comum das prefeituras essa parte da adoção. E em breve vamos lançar o Adota Cast, um podcast voltado para a causa animal e criar um ecossistema para a adoção animal”, ressaltou Willian.
O CEO da InTienda ressaltou que a Startup está atualmente em negociações para implementar o catálogo em outros municípios gaúchos. A meta é que até o meio do ano, outras dez cidades tenham a plataforma em pleno funcionamento. Destaca ainda que, ao incentivar as adoções, haverá uma redução na compra clandestina de animais. “Então, conforme a gente vai aumentando o incentivo para a adoção desses animais, de maneira fácil, a procura pela compra acaba diminuindo, e esse mercado clandestino também diminui, além de fazer o bem para o animal”, afirmou.
Segundo Willian, o catálogo ainda receberá atualizações, como o acompanhamento dos animais adotados, para evitar possíveis abandonos. “Queremos desenvolver isso dentro da plataforma, que é justamente o acompanhamento do animal, receber fotos do animal, ter o registro do tutor que adotou e ver periodicamente como está o animal”, conclui.