Crianças do Sesquinho Cachoeirinha compartilham sua visão sobre Cachoeirinha
Neste último sábado, (28), a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) de Cachoeirinha abriu suas portas à comunidade escolar para uma exposição especial. O evento apresentou os resultados do projeto “Como as crianças ocupam a cidade?”, uma jornada investigativa realizada ao longo deste ano, que envolveu as crianças da escola em reflexões sobre sua relação com os espaços da cidade.
Na exposição, pais e familiares tiveram a oportunidade de apreciar uma variedade de trabalhos, incluindo fotografias, escritos, esculturas e desenhos, todos criados pelas próprias crianças como parte deste projeto. Os trabalhos expostos lançaram luz sobre a forma como as crianças veem e interagem com os diversos espaços do município.
A supervisora pedagógica do Sesquinho, Lisiane Oliveira, descreve a manhã como um momento marcante, destacando o fortalecimento da relação entre a família e a escola, bem como a visibilidade do processo de aprendizado das crianças.
“Percebemos que é preciso que as crianças sigam ocupando os espaços externos da cidade para trazer à tona a concepção do protagonismo infantil, da participação, do exercício da cidadania e do senso de pertencimento à comunidade. A mostra traduz um percurso significativo deste ano, das crianças não apenas ocupando, mas vivendo a cidade”, destaca.
A Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) faz parte do compromisso do Sesc/RS em contribuir para o desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Com 25 anos de atuação no Estado, a instituição conta com 18 unidades distribuídas em 17 cidades. Seu propósito é desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia das crianças, abrindo caminho para a continuidade de sua formação.
O projeto “Como as crianças ocupam a cidade?” é uma demonstração do compromisso da Sesquinho em envolver as crianças na vida da cidade e estimular a sua participação ativa na comunidade, preparando-as para um futuro cidadão ativo e comprometido