ExpoFavela RS: Protagonismo Juvenil no Hackatchê
No sábado (02), ocorreu o último dia da ExpoFavela RS, a maior feira de empreendedorismo da América Latina, foi palco para a inovadora criatividade dos jovens da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.
O evento ocorreu no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e abrigou a final do desafio Hackatchê, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para estimular a inovação e o protagonismo juvenil.
Desafio Hackatchê na ExpoFavela RS
O Hackatchê, que fez parte da ExpoFavela RS, desafiou escolas estaduais a criarem soluções inovadoras para problemas reais utilizando a tecnologia.
Após uma seleção interna, cinco escolas foram selecionadas para apresentar seus projetos de tecnologia no evento.
Cada escola escolheu um grupo para representá-la na competição. Os grupos finalistas e suas respectivas escolas foram:
- Escola Guilherme de Almeida, Canoas – Grupo Conecta Harmonia.
- Escola Tuiuti, Gravataí – Grupo Fala Aí.
- Escola Mário Quintana (Caic), Alvorada – Grupo Banco Comunitário Umbu.ntu.
- Escola São Francisco de Assis, Canoas – Grupo Promovendo a Inclusão e a Agilidade: A Facilitação do Processo Judicial na Troca de Nome para Pessoas Transgêneras.
- Escola Engenheiro Ildo Meneghetti, Porto Alegre – Grupo Restinga em Foco.
No final da competição, os grupos apresentaram suas soluções inovadoras para um painel de jurados composta pela secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, a secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, e o representante da Associação Gaúcha de Startups, Alexandre Caputo.
Eles avaliaram os projetos com base em critérios como inovação, impacto social, representatividade e protagonismo.
Reconhecimento aos Estudantes no Hackatchê
O grupo vencedor da primeira edição do Hackatchê na ExpoFavela RS foi da Escola Mário Quintana, de Alvorada, com o aplicativo bancário Umbun.tu.
O aplicativo foca em facilitar pagamentos de contas, créditos para abertura de negócios e outros benefícios para moradores e microempreendedores da região.
A equipe vencedora é composta pelos estudantes Carlos Eduardo Rodrigues dos Santos, Jamylle Jicaro dos Santos, Kheila Cristhine Rodrigues da Rocha dos Santos e Naiara Raiana Soares de Souza e pela professora Daniela Alves da Silva.
Como prêmio, eles receberam ingressos gratuitos, transporte e alimentação para a edição de 2024 do South Summit Brasil.
Além disso, vão receber uma mentoria de negócios e carreira com a PMR, empresa de advocacia de direito empresarial que atua com startups.
A mentoria será focada no apoio para o negócio sair do papel, com foco na viabilidade de mercado e formalização.
A segunda colocação ficou com a equipe Transcentrados, da Escola São Francisco de Assis, de Canoas, que receberá transporte, alimentação e ingressos para o Gramado Summit de 2024
Além de também serem contemplados com a mentoria de negócios com a PMR.
Em terceiro lugar, ficou o grupo Fala Aí, da Escola Tuiuti, de Gravataí, que receberá mentoria da Cubic Games, uma startup gaúcha da área de jogos.
O Hackatchê na ExpoFavela RS destacou não apenas a capacidade inovadora dos jovens, mas também seu compromisso em encontrar soluções para desafios reais em suas comunidades.
O evento evidenciou o potencial e o engajamento social desses estudantes.
O que é a ExpoFavela Innovation?
A ExpoFavela Innovation é uma feira de negócios que oferece visibilidade a empreendedores e startups das favelas.
Além da exposição de negócios, a feira inclui palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e diversas outras iniciativas criadas por moradores de favelas em todo o país.
O evento visa promover o encontro entre empreendedores das favelas e investidores, abrindo oportunidades para acelerar negócios e fomentar o empreendedorismo em comunidades carentes.
A ExpoFavela RS representa uma importante iniciativa que demonstra como a inovação e o empreendedorismo podem florescer em todas as partes da sociedade, inclusive em comunidades que enfrentam desafios econômicos e sociais.