Casa das Startups: Primeira Incubadora de Tecnologia inaugura com 10 Empresas
O programa Startup Gravataí, destinado ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador alcança um novo marco tecnológico com o lançamento da Casa das Startups, a primeira incubadora de tecnologia do município.
Na proxima terça-feira (22), com a presença do presidente do Instituto Prado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Carlos Gerdau Johanpeter, o prefeito Luiz Zaffalon inaugurará oficialmente essa iniciativa, localizada no PradoTech, como parte integral do programa de startups em Gravataí.
A Casa das Startups acolherá 10 empresas de tecnologia, resultado de parcerias com a prefeitura e de empreendimentos independentes.
A cerimônia de inauguração será às 10 horas, na rua Ciudadela, 4, bairro Prado Cidade, em Gravataí.
Essa iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia e a gestão da Unitec, que incuba as empresas do Tecnosinos, conhecido parque tecnológico da Unisinos.
Além de fornecer orientação essencial aos empreendedores, a prefeitura cederá salas na Casa das Startups para incentivar o crescimento dessas novas empresas.
O programa Statups Gravataí
O programa Startup Gravataí tem o objetivo de criar soluções inovadoras para desafios locais, abrangendo áreas como educação, segurança, saúde, mobilidade e cidadania, entre outras.
Além disso, as startups são orientadas a modernizar processos na administração pública e em áreas estratégicas de desenvolvimento econômico, como nanotecnologia, indústria 4.0, inteligência artificial, e-commerce, fintechs, agritechs, indústria automotiva e logística.
Desde seu lançamento há menos de dois anos, o programa já fez um progresso notável, com 40 startups pré-aceleradas em colaboração com o Sebrae-RS, proporcionando suporte vital nas fases iniciais de desenvolvimento.
De acordo com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia Selma Fraga, a prefeitura é um catalisador essencial para o ecossistema de inovação.
“Vemos o governo como o grande articulador para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Com incentivos fiscais e econômicos previstos em lei, podemos potencializar as startups que nascem em nosso município, retendo talentos que formamos aqui e, também, criando oportunidades de negócios e empregos”, destaca.
Além disso, a prefeitura já está trabalhando na fase 2 da incubação, buscando beneficiar mais startups que já passaram pela etapa pré-acelerada.
O prefeito Zaffalon, avalia o programa Startup Gravataí como um marco histórico para a cidade, e destaca o papel da prefeitura em estimular o desenvolvimento tecnológico local.
“O programa Startup Gravataí simboliza para os empreendedores da área da tecnologia que acreditamos neles, que seus projetos são importantes e que queremos que continuem se desenvolvendo em Gravataí. Este movimento nos ajuda a ampliar e diversificar nossa matriz econômica, o que se transforma em oportunidades e gera desenvolvimento e renda para todos”, afirma.
Conheça as 10 empresas que terão sede na Casa das Startups:
- Ipay: Plataforma de gerenciamento financeiro e automação de cobranças para empresas de serviços.
- Prakaranga: Plataforma para localização e aquisição de peças automotivas novas e usadas com procedência.
- IZZIE IT: Especializada em gerenciamento de bancos de dados e automatização de processos com inteligência artificial.
- Bestlink Intermediações e Conexões: Atua no comércio eletrônico.
- Leeg Legal Design: Plataforma de edição de arquivos para advogados e outras pessoas, visando a clareza e eficiência em documentos jurídicos.
- Tru Veículos: Plataforma de negociação de automóveis.
- GreenClub: Concentra-se na otimização da coleta de resíduos sólidos no sistema de coleta pública.
- GWA – Green Way for Automotive: Dedica-se a projetos sustentáveis para a indústria automotiva.
- Simpay: Facilita pagamentos, permitindo parcelamento de contas e empréstimos via cartão de crédito.
- Azape: Oferece soluções integradas de marketplace, conectando a demanda dos consumidores com a oferta de vendedores e prestadores de serviços.