Cachoeirinha e Gravataí estiveram presentes no 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora do Sebrae RS.
Na última segunda-feira (14), ocorreu o 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.
O programa desenvolvido pelo Sebra RS, é uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul que visa envolver gestores e servidores públicos no aprimoramento do cenário empresarial e na implementação de políticas públicas voltadas para o estímulo e o reforço do empreendedorismo local, respeitando as particularidades de cada município envolvido.
O encontro reuniu os representantes de 85 municípios gaúchos e mais de 300 pessoas na capital gaúcha para apresentar as novidades do programa mas também, para assistir a palestra “Cenário Econômico Nacional”, ministrada pelo economista Aod Cunha.
Cachoeirinha e Gravataí no Encontro
Além disso, muitos municípios aproveitaram o evento para renovar ou aderir ao Programa Cidade Empreendedora.
Um destes municípios foi Cachoeirinha, onde a Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMSTDE), assinou a renovação do contrato com o Sebrae/RS por mais dois anos.
De acordo com a secretária da SMSTDE, Sueme Pompeo de Mattos, a primeira edição do programa foi muito positiva para a cidade e agora o objetivo é ampliar.
“Na primeira edição, inauguramos a Sala do Empreendedor e recebemos o Certificado Ouro e ainda tivemos a inclusão da inovação na cidade, fomento ao crédito e diversos cursos para os empresários. Agora queremos avançar e oferecer mais”, destaca.
Da mesma forma, Gravataí, esteve presente através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).
O município faz parte do Programa desde 2022 e atualmente a Sala do Empreendedor possui certificação Diamante, além disso, saltaram da sexta para a quarta posição no ranking dos melhores municípios gaúchos para empreender
O que é o Programa Cidade Empreendedora?
É uma iniciativa promovida pelo Sebrae que fornece orientação aos representantes municipais, que querem orientar, agilizar e sustentar o processo de crescimento socioeconômico de suas localidades.
Os municípios estabelecem prioridades claras, não só direcionam recursos para projetos considerados estratégicos, mas também asseguram sua realização.
A iniciativa está estruturada em oito elementos essenciais, todos eles direcionados para impulsionar o crescimento em cada município que adere ao programa.
São eles: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.