Curriculo Popular foi a vencedora do primeiro Hackathon de Gravataí
A prefeitura de Gravataí divulgou em seu site a equipe vencedora do primeiro Hackathon promovido pelo município. O objetivo da maratona foi de desenvolver soluções para conectar pessoas em busca de trabalho com empresas que possuem vagas abertas.
O evento realizado pela Prefeitura de Gravataí e Sebraex, com o apoio do Sindilojas Gravataí e da Wise Innovation reuniu 13 equipes de cinco participantes cada.
A equipe formada por Linus Schuster, Rodrigo Correa, Pedro Kondak, Jorge Espíndola e Cesar Zanette foi a grande vencedora com a ferramenta Currículo Popular e recebeu um prêmio de R$ 10 mil.
O projeto consiste na montagem de currículos profissionais de forma gratuita para pessoas das classes D e E. Para viabilizar a seleção, a organização e a apresentação dos dados, a ferramenta conta com auxílio de um chatbot via Whatsapp que automatiza os passos de preparação e formatação. Após finalizados, os currículos são salvos em um banco de dados que é acessado por empresas parceiras do projeto com vagas disponíveis.
Agora o próximo passo é a ferramenta passar pela Prova de Conceito (POC) da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SMICT onde a ideia será testada para posteriormente ser colocada à disposição da população de Gravataí.
O que significa Hackathon?
O Hackathon – Futuro do Trabalho é uma maratona de criação e programação, onde equipes competem entre si para desenvolverem ações de fomento à inovação tecnológica para aproximar indústria, empresários, empresas da mão de obra e assim gerar desenvolvimento econômico e social através da geração de emprego e renda.
O termo “Hackathon” vem da junção das palavras em inglês “Hack”, de programar; e “thon” de “Marathon”, maratona, totalizando “maratona de programação”.