A Acigra promoveu o II Fórum Indústria de Gravataí Mais Produtiva, na tarde de quinta-feira, 20. O evento aconteceu no dia municipal da indústria, data escolhida pela instalação da GM no município, que em 2023 completou 23 anos.
Durante a abertura, a presidente da Acigra, Ana Cristina, salientou que o objetivo do encontro organizado pelo Comitê da Indústria da Entidade é encontrar soluções conjuntas que impulsionem a produtividade. O Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, lembrou da importância da indústria para a economia da cidade, mas que o percentual de participação do setor vem caindo ao longo dos anos.
O economista-chefe do CDL Porto Alegre, Me. Oscar Frank, fez a palestra de abertura traçando um cenário econômico-político do que esperar para 2023 e 2024 nos cenários nacional e internacional. Frank foi eleito o economista do ano pelo Corecon-RS no ano de 2021 e, durante três edições, esteve no Prêmio Top 10 Nacional com projeções mais próximas à realidade do ranking da Agência Estado.
Frank traçou uma linha do tempo da economia antes da pandemia e no momento atual, ressaltando que o mundo está em recuperação, com um cenário inflacionário, em grande parte pela necessidade de compensar os programas de incentivo praticados em todos os países.
Por outro lado, estatisticamente, grande parte dos setores já superou os patamares pré-pandemia, com destaque ao crescimento da área de inovação e tecnologia, que incentivaram mudanças significativas que beneficiaram a desburocratização de processos para os setores empresariais. O economista finalizou afirmando que os indicadores de 2023 apontam uma surpresa positiva com o agro brasileiro (o RS ficou de fora pela estiagem), mas os outros setores – principalmente a indústria – seguem com dificuldades de gerar crescimento. Os próximos meses apontam desaceleração, menor do que a prevista, com recuperação mais forte somente para 2024.
Confira algumas dicas práticas para os empresários:
- – Fique atento a gestão dos estoques, estoque grande demais é dinheiro parado.
- – Periodicamente renegocie com prestadores de serviços
- – Tenha uma estratégia para recuperar clientes antigos e conquistar novos
- – Proteja-se da inadimplência
Após a apresentação do cenário, o evento contou com dois painéis sobre ‘Tendências e Práticas de RH Estratégico: Impulsionando o Sucesso da Organização” e “Governança Corporativa em Empresas Familiares”.
Ana Carolina Gismonti conduziu o painel sobre cases na área de Recursos Humanos com Rubiana Souza (Diretora de RH e Relações Trabalhistas na GM), Cristini Oliveira (Gerente de RH Brasil Dana), Tais Ruschel (Gerente de RH da TDK Eletronics do Brasil) e Myriam Bado (Diretora Geral da Marcher). As panelistas falaram da importância de cuidar e investir no maior ativo das empresas, que são as pessoas e sobre o desenvolvimento de competências.
Dra. Daniela Forgiarini Pereira conduziu o segundo painel da tarde sobre Governança Corporativa com foco nas empresas e sucessões familiares, com a participação de Cristiane Aguiar (Sócia da Aeromot Aeronaves e Motores SA) e Ana Paula Grings (Acionista da Piccadilly Company).
Mais de 100 pessoas participaram do II Fórum Indústria de Gravataí Mais Produtiva realizado no Paladino Tênis Clube.