Cristina Medeiros – Psicopedagoga
Seu filho está tento problemas escolares? Há queixa nas tarefas não concluídas e tem dificuldades para entender o conteúdo passado pelo professor? Parece que alguma coisa não está bem!
Possivelmente ele precise de um acompanhamento psicopedagógico, para a prevenção, avaliação e intervenção das dificuldades de aprendizagem. Inicialmente o processo psicopedagógico se dá através de uma investigação necessária para perceber o problema, bem como identificar suas causas, considerando os múltiplos fatores envolvidos no processo de aprendizagem. Durante a análise são utilizados procedimentos e testes projetivos, cognitivos, psicomotores, linguísticos entre outros. Além da anamnese (entrevista) que é realizada com os pais ou responsáveis. Visitas e conversas com professores e orientadores escolares também fazem parte desse processo. O jogo também se torna um método eficaz para que a criança adquira vínculo com o profissional, maturidade, aprenda a ter limites, compreenda o ganhar e o perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar e adquirir mais atenção.
Não existem fórmulas mágicas, prontas para se vencer as dificuldades de aprendizagem do aluno. Essas dificuldades muitas vezes são sintomas de que algo não vai bem, podendo ser identificado e até amenizado pelo educador, contando com o apoio do psicopedagogo.
O desenvolvimento do paciente, bem como o tempo de tratamento, depende da causa e do tipo de dificuldade diagnosticado no processo de avaliação. Este objetivo só pode ser alcançado mediante o empenho de todos as partes envolvidas no crescimento emocional e cognitivo do paciente. Sua autonomia em reverter suas dificuldades em recurso de aprendizagem para construção do conhecimento.
Aprender é a premissa deste século, é a condição para podermos viver dentro de um mundo de mudanças rápidas, resultantes do advento da transformação da tecnologia e informática, onde é necessário que a capacidade de transformação das pessoas e consequente possibilidade de aprendizagem sejam intensamente.
O objetivo do trabalho psicopedagógico, tem por finalidade procurar meios para sanar os enigmas da aprendizagem. Sendo também muito significativo para o jovem na orientação vocacional, pois ajuda na construção de autoconhecimento, a busca da identidade ocupacional e o projeto de vida. A orientação nesta etapa da vida pode ser muito importante, uma vez que muitos dos atendidos não têm objetivos pré-definidos, podendo desviar-se de planos e projetos para o futuro.