Já visitou a Quarta Colônia e Caçapava do Sul? Caso a resposta seja negativa, saiba que os dois lugares renderam ao Rio Grande do Sul um reconhecimento internacional da Unesco. A distinção aconteceu durante a 216ª reunião do Conselho Executivo do órgão, em Paris, realizado no final do mês de maio. Desde então, o Estado é considerado o local brasileiro com o maior número de geoparques mundiais no País.
Até então, apenas outros três territórios no país eram classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí). No território gaúcho, ainda há outro geoparque que busca o reconhecimento: Raízes de Pedra, também localizado na região central do Estado.
O título funciona como incentivo à conservação do patrimônio natural e cultural, à educação para o meio ambiente, à geração de renda por meio de iniciativas privadas e ao empreendedorismo, bem como ao turismo sustentável.
A partir de agora, os novos geoparques começam a operar de forma integrada com a Rede Mundial de Geoparques, trocando informações e recebendo capacitações para se aperfeiçoar tecnicamente a fim de desenvolver o turismo local e continuar com o título concedido pela Unesco.
Fonte – Governo do Estado