A Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (Rebijutra) foi a vencedora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, na categoria Patrimônio Cultural Bibliográfico pelo projeto “Bibliografia da História da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de justiça social no Brasil – 1ª e 2ª edições”. O prêmio foi concebido pelo Conselho Nacional de Justiça e entregue no encerramento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), realizado no mês de maio, em Porto Alegre.
A publicação, que está em sua segunda edição, reúne referências bibliográficas sobre a história da justiça trabalhista desde os primórdios de sua implantação até o ano de 2021. O material promete ser uma fonte de informação importante para magistrados, professores, advogados, pesquisadores e toda a sociedade. Dentre as referências, é possível localizar livros e revistas dos acervos das bibliotecas de 22 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de obras publicadas em diversas plataformas digitais jurídicas.
A Bibliografia da História da Justiça do Trabalho foi idealizada pela bibliotecária Renyr Figuerêdo Corrêa, coordenadora da Biblioteca do TST. A publicação contou com o apoio da ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do ministro Maurício Godinho, então membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT).
Para Adriana Sarmento, bibliotecária do TRT-4, a bibliografia funciona como um “mapa do tesouro” ao mostrar as referências dos materiais que tratam sobre a história da Justiça do Trabalho e em qual biblioteca os mesmos podem ser encontrados. “A diferença entre um livro velho e uma obra rara ou especial pode ser ínfima ou enorme. Um bibliotecário habilitado e capacitado pode distinguir essas diferenças. Este prêmio representa um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que se empenham na preservação da memória bibliográfica do Poder Judiciário”, salienta.
BIBLIOTECA – A Biblioteca da Escola Judicial do TRT-4 atuou como coordenadora e organizadora da 1ª edição da Bibliografia, em 2021. O espaço conta com a Coleção Antiqua, formada por obras especiais, raras, clássicas ou de autores consagrados. O acervo da Coleção Antiqua contém aproximadamente 2,5 mil itens e serviu como importante fonte para a realização da publicação.
Aberta ao público, o espaço funciona no Prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432, bairro Menino Deus). O horário de atendimento é das 10h às 16h. Informações pelo telefone (51) 3255-2589.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4)