Unir boas ideias e tecnologia é o princípio básico da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí. Desde que foi criada no ano de 2021, ela vem confirmando a vocação do município para os negócios, principalmente nos setores metalmecânico e industrial.
Na liderança da Smict está Selma Fraga, 63 anos, ex-consultora na área de informática e grande defensora da inteligência artificial para melhorar processos de operação da secretaria. É ela, junto com sua equipe, que está facilitando o desenvolvimento de novos negócios e, consequentemente, novas vocações empreendedoras em Gravataí. 2022 eram apenas cinco startups expondo no Gramado Summit e previamente aceleradas no Programa Startup Gravataí. Em 2023 já são mais de 40, 10 incubadas pela UNITEC/UNISINOS numa parceria com a prefeitura e 20 expositores no Gramado Summit 2023 e existem muitas outras em estágios embrionários.
Algumas destas iniciativas já foram premiadas e reconhecidas em eventos importantes, como o Gramado Summit e a SoutSummit. Um destes cases de sucesso foi a criação de uma plataforma que conecta indústria e varejo, liderada pelo filho e o pai é o programador do software. Além deles, outras iniciativas chamam a atenção de investidores e inspiram municípios da Região Metropolitana. “O objetivo principal é promover o processo de aceleração dos negócios e incentivar os empreendedores com espírito e vocação para a inovação”, explica Selma.
USINA DE TALENTOS
Inspirar as novas gerações também é meta da Secretaria. O projeto Usina de Talentos envolve jovens a partir dos 17 anos e adultos que buscam capacitação para o futuro do trabalho. São atividades diversas, como robótica, autocad, inglês, programação, designer de produtos e outras qualificações demandadas pelas empresas locais da indústria, do varejo e de serviços. O objetivo, segundo a secretária da Smict, é fazer com que o jovem também perceba seu perfil de trabalho, seja empreendedor ou emprego formal (carteira assinada).
O Programa Usina de Talentos está na terceira etapa que acontecerá a partir do mês de julho. Desta vez será desenvolvido no loteamento Breno Garcia e vai envolver cerca de 500 jovens e adultos. Neste momento as equipes do governo municipal trabalham para o desenvolvimento do projeto que vai desde preparação do terreno ideal para receber o prédio onde as atividades serão desenvolvidas.
Os cursos de capacitação contam com parcerias como: Senac na primeira edição (programação e inglês), SENAI na segunda edição (automação 4.0 e inglês) e CIEE na terceira edição (programação WEB, Designer de produtos, robótica e inglês), a ideia é repetir o programa já validados nas edições anteriores.
GOSTAR DO QUE FAZ
Para Selma Fraga não há segredo para o sucesso. A fórmula é simples: gostar do que se faz e aproveitar todas as oportunidades na trajetória.
Também salienta que empreender não é para todos. É preciso identificar o seu perfil profissional. “O empreendedor precisa ser um apaixonado pelo seu negócio, ter disciplina, resiliência constante, rotina, muita dedicação, e obsessão no cliente”, acrescenta.