Por Bruna Martins Teixeira | CRFa 9653
Fonoaudióloga, Pós-graduanda em Audiologia Clínica e Ocupacional
Atualmente a fonoaudiologia está cada vez mais inserida no ambiente escolar. O fonoaudiólogo na escola atua na prevenção e na promoção da saúde. Na prevenção a contribuição do fonoaudiólogo é em antecipar e prevenir futuras dificuldades na linguagem oral e escrita, atuando através da valorização dos recursos disponíveis na escola e favorecendo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, dando subsídio ao professor para que possa detectar e atuar nos sinais que indiquem as dificuldades, conscientizando, esclarecendo e orientando pais e professores em relação a patologia já instalada, evitando que se agravem.
Já na promoção da saúde, o fonoaudiólogo tem o objetivo de avaliar, diagnosticar, habilitar e reabilitar aquelas crianças com alguma alteração fonoaudiológica. Nesta ação de promoção e aprimoramento de aspectos relacionados à linguagem oral e escrita a intervenção será em todos seus aspectos: semântico, gramatical, discursivo, fonológico, fonético e ortográfico.
A criança se desenvolve de acordo com as experiências de aprendizagens oferecida pelo ambiente que a cerca. A escola proporciona oportunidades no convívio social da criança, experiências que a família, muitas vezes, não oferece.
A escolar é um ambiente ideal para que o desenvolvimento da linguagem ocorra de forma privilegiada, no entanto um lugar favorável para atuação do fonoaudiólogo. Apesar da atuação fonoaudiológica na escola abranger um campo grande, ainda existem muitos professores que desconhecem a atuação do fonoaudiólogo e nos aspectos que essa parceria com a escola pode proporcionar ao aprendizado dos alunos. Percebe-se que os professores não sabem a real importância da fonoaudiologia escolar, assim como os fatores relacionados à linguagem que podem interferir no ensino /aprendizagem.